TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Trabalho Escolar: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

• Definição do número de Classes:

O número de classes de uma tabela de frequência representa a quantidade de divisões que tal tabela terá. Este número pode ser definido através da regra de Sturges, que define que o número de classes pode ser definido por k = 1 + 3,322(log n), onde k refere – se ao número de classes e n ao número de amostras. Aplicando a formula de Sturges no caso da empresa “Vendomundo” temos:

k = 1 + 3,322 (log 40) ≈ 6.

Ou seja, o número de classes utilizado será 6.

Em seguida o limite inferior da primeira classe (a menor entrada) e o limite superior da última classe (a maior entrada) tem que ser definidos para que assim, dados muito discrepantes, ou “fora da curva” sejam expurgados e não afetem o resultado final. No exemplo da lâmpada A, a lâmpada que teve um tempo de vida útil menor que 680 horas não foram consideradas na tabela de frequência por não ser um tempo de vida útil comum à lâmpada A. No caso da lâmpada B, a lâmpada que obteve um tempo de vida útil menor que 815 horas também foi expurgado pelo mesmo motivo apresentado para a lâmpada A.

• Amplitude do intervalo de Classes.

A amplitude do intervalo de classe é dada pela diferença entre o limite inferior da classe e o superior da classe. Ela determina a menor entrada que pode pertencer a classe e também a maior entrada que pode pertencer a mesma. No caso das lâmpadas A e B, foi sugestionado pela proposta de ATPS que a amplitude fosse igual a 70 horas.

Tendo em vista os conceitos apresentados acima, as tabelas de frequências elaboradas para as lâmpadas A e B são apresentadas abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com