TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Ensaios: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO SER UMA HABILIDADE HUMANA.

As organizações são uma realidade no mundo contemporâneo, a maior parte do que acontece no mundo depende delas, mas há a necessidade de uma administração de qualidade. Para estabelecer objetivos e guiar a organização de forma a alcançá-los.

Em virtude da complexidade de inúmeras tarefas referente ao trabalho, a administração surge como resposta á necessidade da organização.

Na lógica das leis de mercado as empresas são organizações e visam lucro, é através de uma estrutura organizacional que elas conseguem esse objetivo.

O administrador é quem decide onde, como e quando aplicar os recursos da organização. Esses recursos podem ser classificados pelo o nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis - administradores gerais ou funcionais.

Vou citar dois níveis como exemplo:

*Nível estratégico (administradores de topo) é responsável pelas principais decisões da organização.

*Nível tático (gerentes) coordena a atividade de outros níveis mais baixos.

Toda empresa para alcançar o seu objetivo precisa ter recursos, esses recursos são: Humanos, financeiros, naturais tecnológico.

Humanos: Pessoas

Financeiro: Capital

Naturais: Matérias primas

Tecnológico: Máquinas e equipamentos.

Administrar é um conjunto de: Arte, Ciência e Técnica.

O nosso trabalho visa apresentar o assunto, Administração a vida do povo na idade média e sua evolução ao longo dos séculos. Administração ser uma habilidade humana. Abordei conceitos, como era administrar na visão de Huberman, Fayol, Taylor e Emersom.

Na visão de Leo Huberman:O desenvolvimento das instituições econômicas.

Na visão de Henry Fayol: A técnica científica.

Os princípios de Taylor e os princípios preconizados do engenheiro Harrigton Emersom,

Surgiram teorias da administração para aprimorar organizar os métodos de trabalhos.

Desde que o mundo é mundo o ser humano vem se evoluindo, desde os primórdios do feudalismo, a terra, por si só, constituía a medida da riqueza do homem. Com a expansão do comércio surgiu um novo tipo de riqueza em dinheiro.

Na idade média, o trabalho era a terra, o homem cultivava o grão, guardava o seu rebanho.

Uma época onde o senhor dono da terra administrava, mantendo uma terra arável que era dividida em duas partes uma que pertencia a ele, enquanto a outra era dividida entre os arrendatários.

Faço menção à passagem do livro: A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM de Leo Huberman, onde ele tenta explicar, em termos de desenvolvimento das instituições econômicas, por que certas doutrinas surgiram em determinado momento, como se originaram na própria estrutura da vida social, e como desenvolveram, modificaram e foram ultrapassadas ao mudarem os padrões daquela estrutura.

As mudanças sociais foram surgindo nas sociedades, bispos e senhores feudais perceberam esse fato e viram também que era impossível barrar tais mudanças. Como ocorre com freqüência na história, muitas pessoas imaginavam que as coisas não permanecessem como estavas todo o sistema desmoronaria.

E como as populações das cidades não acreditavam nisso, muitas cidades conquistaram sua liberdade depois que a violência irrompeu. Esse fato parece provar a veracidade da afirmação de Oliver Wendell Homes, de que “quando as divergências são de grande alcance, preferimos matar o outro homem a deixá-lo praticar suas idéias”.

A velha opressão feudal foi rompida sob pressão de forças econômicas.

O progresso das cidades e o uso do dinheiro deram ao homem a liberdade.

ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA.

Teoria clássica é o estudo da Administração, onde substitui o empirismo e a improvisação por técnicas científica.

Henry Fayol, afirma haver a necessidade de um ensino organizado e metódico. Pra formar administradores temos que trabalhar com as qualidades pessoais de cada um e suas aptidões, pois administração é questão de medidas, de ponderação e de bom senso.

Na visão de Fayol, ele define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

1-Prever: visualizar o futuro e traçar plano de ação.

2-Organizar: Constitui o duplo organismo material e social da empresa.

3-Comandar: Dirigir e orientar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com