TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

No setor empresarial a Gestão do Conhecimento é de fundamental importância, pois é através desse conceito que líderes e colaboradores conseguem expandir propostas e objetivos.

No decorrer deste trabalho serão apresentados diferentes conceitos sobre a GC, de diferentes autores que enfatizam esse conceito.

Tentamos esclarecer bem sobre a Espiral do conhecimento que é algo que gera um grande impacto dentro das empresas, e definição de “Cluster” que também age de maneira eficaz dentro das organizações.

No entanto o principal objetivo é declarar a principal importância da Gestão do Conhecimento, e apontar quem é, e quem faz esse conceito se difundir dentro das organizações.

A GC deve ser aplicada a todos dentro de uma empresa, pois é algo que gera um grande impacto e é nessa visão que iremos enfatizar como é feito esse processo dentro das empresas e o que ela pode trazer de benefícios para as empresas. Para elaborarmos este Roteiro contamos com a ajuda de entrevistas e pesquisas para ter um conhecimento mais aprofundado e tentar esclarecer tudo sobre esse processo de Gestão do Conhecimento.

Capítulo 1

Definições De Gestão Do Conhecimento

Autor: Samuel lima

A Gestão do conhecimento se baseia em um “saber construtivo”, onde todos dentro de uma organização devem participar sem restrições.

No entanto líderes de empresas devem abrir espaços para que funcionários e colaboradores possam participar frequentemente com sugestões e críticas para que com isso possa favorecer o crescimento dessa empresa, pois cada gestor tem um conhecimento “único”, e com a junção desse conhecimento gera de forma eficaz algo que venha ser novo.

Hoje em dia com tantas inovações, só terá sucesso aquele que conseguir mostrar algo “único” que venha a ser novo, de maneira criativa para uma sociedade ou até mesmo para o mundo.

Autor: Paulo Porfírio Figueiredo

A Gestão do conhecimento aborda em um contexto entre as pessoas e as organizações.

Mas para ter uma GC adequada, é preciso ter um caráter ao impor na prática esse conhecimento, é preciso que colaboradores tenham uma visão nítida do que realmente quer buscar para dentro da empresa.

Ressaltando acima de tudo a dedicação de funcionários para fazer a diferença, trabalhar em conjunto, cooperar para o crescimento tanto profissional tanto pessoal.

Entretanto é preciso manter uma postura ao desenvolver esse papel dentro das organizações ao efetuar a troca de informação, para que haja sempre um retorno positivo a ser efetuado.

Respostas Das Questões

Para favorecer a criação de um conhecimento novo, é preciso que haja competitividade. Mas para ser um bom competidor é preciso ser criativo, para poder gerar interesse dentro das organizações; é fazer com que uma pequena informação acarrete em um grande negócio, é descobrir novas oportunidades e desenvolvê-la de maneira eficaz.

Para que todos os colaboradores se apropriem desse conhecimento, é preciso trabalhar de forma coletiva, interagir nos grupos frequentemente, ou seja, é manter a troca de informação de diferentes pontos de vista para que surja de maneira eficaz para todos da organização.

Normalmente quando se trabalha em uma equipe tem sempre aquele integrante que se afasta. Mas se o trabalho necessita da coletividade, é preciso resgatar esse funcionário que se afastou da organização.

No entanto é preciso que o líder dessa equipe mostre para seu funcionário que ele é capaz de contribuir, com seu conhecimento que é de certa forma “único” para que a empresa se desenvolva de maneira eficaz.

Mas para isso é preciso proporcionar conforto no ambiente de trabalho, disponibilizar o material necessário e correto, para então poder efetuar suas tarefas, ter uma avaliação individual de acordo com suas metas, propor sempre desafios novos para que esse funcionário possa crescer e se tornar versátil dentro da organização, e com isso fazer com que o funcionário volte a se interessar novamente, por saber que a empresa no geral necessita de sua colaboração para que flua normalmente o crescimento da empresa.

Os quatro processo de conversão do conhecimento é criado através do conhecimento “tácito” e explícito”:

Socialização: tácito/tácito - é compartilhar conhecimentos, experiências, frente a frente de maneira explicita para que possa ter claramente a opinião proposta pelos integrantes de um grupo.

Externalização: tácito/explícito - É ser versátil ao expor opiniões, através de gestos e palavras coerentes que possa ser criado em cima dessa visão algo novo para os grupos.

Combinação: explícito/tácito- Ocorre através de agrupamentos de diferentes meios seja com o uso de tecnologia ou até mesmo da capacidade do ser humano, ou seja, é construir um novo conceito de maneira que possa ser divulgado.

Internalização: explícito/tácito- Só aprende quando passa a ser realizado na prática, se tornando algo muito valioso, mas é preciso ser compartilhado para que com isso venha gerar um novo ciclo, no qual o conhecimento está a par de todo processo.

No entanto, é preciso trabalhar de maneira eficiente para que a Gestão do Conhecimento se torne algo coletivo para que possa garantir uma visão ampla de como extrair boas ideias de diferentes opiniões, e garantir sempre um retorno que venha gerar um grande impacto, seja ela no setor produtivo ou qualitativo de uma empresa.

Desenho ilustrativo

Processos de conversão do conhecimento - Processo SECI.

Capítulo 2

Espiral do Conhecimento, o efeito da inovação e a importância da gestão do Conhecimento para as organizações, aplicadas na prática no cotidiano profissional.

Espiral do conhecimento na prática é essencial para o cotidiano de qualquer profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com