TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Artigos Científicos: Matematica Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A presente ATPS tem como objetivo demonstrar que a Matemática aplicada é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo é um estudo indispensável pois tudo gira sobre cálculos é o conhecimento usado para calcular valores de alguns conceitos como as montantes, descontos, taxas equivalentes, desconto racional, desconto comercial ,juro composto,Receita ,lucro,demanda,entre outras aplicações.

A matemática tem grande aplicabilidade para o administrador proporcionando novas técnicas de planejamento, sejam no controle de finanças, na produção, na comercialização, negociações, ate mesmo na área de recursos humanos e em processo que envolve a administração em geral.

Abordaremos no referido trabalho o quanto é amplo o campo de aplicação dessa disciplina, pois suas técnicas são necessárias em operações de financiamento de quaisquer naturezas: crédito a pessoas físicas e empresas, financiamentos habitacionais, crédito direto ao consumidor e outras. Também são necessárias em operações de investimentos mobiliários nos mercados de capitais, enfim matemática tem como objetivo capacitar o administrador a formular o problema, estabelecer as regras a serem aplicadas para conduzir ao melhor resultado. Assim sendo, o sucesso ou fracasso de um processo de tomada de decisão consiste na capacidade de antecipar os acontecimentos futuros.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de demonstrar a visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecimento nível de precisão.

Torna-se importante ressaltar a importância da matemática em diversas situações reais do dia a dia do administrador e do contador. É imprescindível que se saiba aplicar as ferramentas matemáticas para se obter bons resultados.

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo de demonstrar a importância da Matemática nas diversas situações reais do dia-a-dia do administrador e do contador. Torna-se importante no fato de estabelecer ferramentas para obter bons resultados, minimizar custos, maximizar lucros, controlar gastos. Assim, por meio dessa ATPS é possível resolver vários problemas práticos envolvendo os conceitos teóricos estudados na disciplina de Matemática Aplicada.

2-IDENTIFICAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO

2.1- Anexo I – Escola Reforço Escolar

Após alguns anos de funcionamento a escola “Reforço Escolar” necessitou contratar mais profissionais da educação para atender a demanda. Para isso o proprietário da escola precisou fazer um levantamento para saber os custos das despesas que iria ter. Com isso, identificou:

• custos de captação de professores;

• custos para aquisição de materiais – computadores e softwares;

Para atualizar o lucro bruto da escola o Gerente do banco utilizou os documentos que constavam os três períodos de funcionamento da escola; o número de alunos matriculados; as aulas oferecidas e o custo para pais e alunos de cada período.

Depois foi necessário identificar as despesas da escola na qual constam o pagamento de professores (FGTS, INSS e outros descontos lícitos) e as Despesas Operacionais incluindo Impostos e tarifas.

Assim, como em qualquer outro investimento acarreta juros, e o banco possui uma tarifa diferenciada de 1,0% ao mês que pode variar de 2 a até 24 parcelas. O Diretor foi a procura de seu Contador para avaliar a proposta do Banco onde fizeram os cálculos utilizando:

• função receita;

• função custo;

• função lucro;

• função de financiamento; e

• função de Capital de Giro

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »