TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Dissertações: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho vai aperfeiçoar nossos conhecimentos, nos mostrando como a Contabilidade Tributária tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilita o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um planejamento tributário e informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações. Também conhecendo as diversas formas de tributos e sua história ao longo dos tempos. Para isso, o estudo da Contabilidade tributária, identifica os objetivos, que são as ações naturais da contabilidade, as atribuições que são desencadeadas para garantir o atendimento dos objetivos.

DESENVOLVIMENTO

A HISTÓRIA DOS TRIBUTOS

Com o passar do tempo à humanidade vem se evoluindo cada vez mais os

homens foram adquirindo mais conhecimentos, possibilitando adquirir aquilo que deseja reconhecendo que a terra tinha muito valor, passou então a ser um objeto de conquista favoreceu o surgimento das grandes civilizações como a egípcia, grega e romana.

Nessa fase da história, os reis passaram a exigir tributo para sustentar seus exércitos, foi então que o tributo deixando de ser presente passa a ser uma obrigação,

os povos vencedores tinham direito a tudo e os derrotados eram escravizados, os escravos não possuíam direito algum, nem mesmo à vida, com o avanço das relações sociais as massas empobrecidas começam a tomar consciência dos abusos que sofrem por parte de seus lideres.

Clamando por leis escritas e mais justas um momento importante na política tributária nacional foi à criação da Lei nº. 5.172/66, conhecida como Código Tributário Nacional, que possibilitou mencionar um sistema tributário brasileiro, concebida através do trabalho de vários juristas.

BREVE HISTÓRICO DA TRIBUTAÇÃO NO BRASIL: 1891/19651.

Sua principal fonte de receitas públicas durante o império era o comércio exterior, o imposto de importação. Foi adotado o regime de separação de fontes tributárias, sendo os impostos de competência exclusiva da União e dos estados.

Ao governo central couberam o imposto de importação, os direitos de entrada, saída e estadia de navios, taxas de selos e taxas de correios e telégrafos federais;

Aos estados foi concedido decretar impostos sob poder atribuições e limitações importação, imóveis rurais e urbanos, sobre a transmissão de propriedades e sobre

indústrias e profissões, além de taxas de selos e contribuições concernentes a seus correios e telégrafos.

Aos municípios, ficaram os estados encarregados de fixar os impostos municipais. Diversas fontes foram incorporadas a base tributária durante as primeiras décadas da república, mas, somente a partir de 1924, o governo instituiu um imposto de renda geral.

Em face das limitações impostas à cobrança do imposto de exportação pela Constituição de 1934, o imposto de vendas e consignações tornou se rapidamente a principal fonte de receita estadual correspondendo, no início da década de 40, cerca de 50% da receita tributária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com