TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Dissertações: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  282 Visualizações

A história da matemática é uma área de estudo dedicada, principalmente, à investigação sobre a origem das descobertas da matemática e, em uma menor extensão, à investigação dos métodos matemáticos e aos registros ou notações matemáticas do passado.

Dentro destas descobertas encontram-se inúmeros procedimentos para simplificação do entendimento e desenvolvimento dos cálculos e métodos matemáticos. Um exemplo significante são os logaritmos, inventados por John Napier.

Os logaritmos surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração. Eles estão presentes em várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia entre outras.

Criados por John Napier, estudados e modificados por outros importantes matemáticos como Jobst Bürgi, Henry Briggs, entre outros, os logaritmos vieram contribuir para a facilidade e agilidade dos cálculos relacionados à astronomia, navegação e comércio. Eles criaram tabelas que eram utilizadas no desenvolvimento das expressões logarítmicas. Atualmente as tabelas foram deixadas de lado, em razão do surgimento de calculadoras e computadores, mas os estudos dos logaritmos são caracterizados pela importância em diversas áreas do conhecimento humano.

Deixando a sua forma histórica, o método de Napier baseou-se no fato de que associando aos termos de uma progressão geométrica:

Com isso colocaremos em pratica todos os nossos conhecimentos sobre matemática, suas formulas e seus métodos de resolução ao longo de toda essa atividade mostrada abaixo

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com