TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada E Contabilidade Geral

Monografias: Matematica Aplicada E Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução.....................................................................................................................3

Diagnostico dos impactos da construção civil para o meio ambiente...........................4

Economia e aproveitamento de matérias – primas.........................................................5

Economia e reaproveitamento de água...........................................................................6

Educação e saúde nos canteiros de obra.........................................................................7

Considerações Finais.......................................................................................................8

Bibliografia......................................................................................................................9

Introdução

Para o Banco Mundial, sustentabilidade significa basear as política de desenvolvimento e as ambientais numa comparação ente custos e benefícios em uma cuidadosa análise econômica que fortaleça a proteção ambiental e aumente de forma sustentável os níveis de bem estar.

Nas definições com enfoque econômico a dimensão social é pouco explorada evidenciando-se quando se faz referências do bem estar. O foco está na maximização do lucro.

“A sustentabilidade econômica esta relacionada a duas dimensões: de um lado, a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e, de outro, um fluxo regular do investimento público e privado.” (Sachs, 2006)

Para Sachs, a eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, mas deve levar em conta aspectos macrossociais como o impacto do fluxo monetário existente entre empresas, governo e população.

Contudo, a competitividade no âmbito empresarial também deve ser levada em conta no contexto do desenvolvimento sustentável. Afinal, de nada adianta a organização ser ambientalmente correta e socialmente justa se ela não se mantiver competitiva no mercado.

O nosso desafio profissional é montar um programa de sustentabilidade da empresa L&Contrução, considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucro e competitividade.

Diagnostico dos impactos da construção civil para o meio ambiente

Entre todas as atividades produtivas, a construção civil é o maior gerador de resíduos e responsável por grande parte do consumo de água e energia. O setor se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas. No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente.

O Conselho Internacional da Construção (CIB) aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais, desde a fabricação do cimento e o transporte de matérias até a formação de um lago por barragem ou alteração de uma área por terraplanagem. Esses ‘reflexos’ são de cunho ambiental, social e até mesmo econômico.

A Industria de construção civil é o setor responsável por cerca de 60% dos resíduos sólidos lançados nos centros urbanos brasileiros ( ABRELPE, 2006), além dos desperdícios resultantes de seus processos construtivos, em torno de 25%.

Economia e aproveitamento de matérias - primas

Como sabemos toda construção civil gera impactos para a sociedade na qual está inserida, e no meio ambiente.

O avanço é necessário, mas precisamos considerar as consequências do mesmo para a sociedade. Se as mesmas não forem bem administradas, os impactos podem ser muito prejudiciais, existem soluções simples e práticas que podem trazer benefícios ao meio e consequentemente á comunidade.

Listamos abaixo algumas ações que colaboram para uma obra mais consciente, prezando pela responsabilidade ambiental.

Título da Ação: Economia e reaproveitamento de matérias-primas

Objetivo Ação Resultados Esperados

1. Reduzir o uso de madeiras nas obras A. Usar madeiras de demolição; Menor impacto ao meio ambiente, evitando o desperdício.

B. Usar madeiras de reflorestamento; Incentivar o replantio das florestas

C. Re-utilização de madeiras para "vigamento" Redução do uso de madeiras nas obras.

2. Melhor aproveitamento de energia A. Uso de lâmpadas econômicas; Economia de energia elétrica, já que esse tipo de lâmpada consome menos.

B. Adoção de placas de aquecimento solar; Menor impacto ambiental.

C. Utilização de telhas transparentes; Aproveitamento da iluminação natural.

Economia e reaproveitamento de água

O aproveitamento de água de chuva no meio urbano vem ganhando interesse por fazer parte da sociedade devido aos benefícios que esta prática proporciona, tais como: economicamente, ambientalmente e contra alagamentos urbanos.

As ações descritas têm como objetivo principal, implantar gestão correta na empresa L&Construção, quanto ao descarte de resíduos em construções civis, evitando impactos que afetam ao meio ambiente e consequentemente a vida da sociedade.

Título da Ação: Economia e reaproveitamento de água

Objetivo Ação Resultados Esperados

1. Reduzir o consumo desnecessário de água potável A. Fazer reservatório de água da chuva; Contenção de água da chuva, em cisternas, para diminuição de alagamentos, erosão e sobrecarga da rede pluvial.

B. Torneiras Inteligentes, aeradas e com fechamento; Promoção da autossuficiência, conservação dos recursos hídricos e redução de energia.

C. Descarga automática em todos os sanitários. Redução de consumo desnecessário de água potável.

D. Aproveitamento de águas pluviais e reuso de águas cinza para fins não potáveis. Diminuir o consumo de água potável, para irrigação de jardins, lavagens de calçadas, e na própria construção.

2. Descarte de resíduos em construções civis A. Implantar um projeto de separação e tratamento adequado do material descartado. Evitar o impacto no meio ambiente quanto ao descarte de resíduos sem a separação e o tratamento adequado.

B. Venda do material para empresas especializadas em reciclagem desses resíduos. Retorno financeiro para o caixa da empresa.

C. Palestra para conscientização dos colaboradores sobre a responsabilidade sócio- ambiental que a empresa deseja seguir. Conscientizar os colaboradores sobre a importância da reciclagem dos resíduos.

Educação e saúde nos canteiros de obra

Título da ação: Educação e saúde nos canteiros de obra

Objetivos Ação Resultados esperados

1. A alfabetização de um indivíduo,

mesmo e principalmente na idade adulta e trazendo mais conhecimentos. A. Alfabetização nos canteiros de obras. Melhora seu

relacionamento familiar.Além disso, devolve ao trabalhador seu espaço na

sociedade e lhe dá oportunidades de crescimento

profissional, visto que possibilita um melhor

desempenho dentro da empresa.

B. Promover palestras de assuntos variados, orientações e treinamentos sobre

segurança no trabalho; programas de preservação

e educação ambiental; programas de reciclagem

de lixo; a realização de confraternizações para

operários e seus familiares, entre outros Menos assidentes no trabalho, mais concientização e conhecimento para os colaboradores.

2. Melhorando a saúde dos colaboradores trazendo auxílio médico-hospitalar completo, além de tratamento odontológico

A. Assistência aos familiares dos funcionários A atenção que a empresa dedica aos familiares dá

segurança ao operário, , pois mostra que a empresa

se preocupa com aquilo que, para a maioria, é a

motivação maior de seu trabalho: o bem-estar de sua família. Tendo assim um rendimento maior.

B. Assistência odontológica Prevenir doenças provocadas por problemas na cavidade

bucal, promovendo cidadania e efetivando os direitos sociais dos trabalhadores.

Considerações Finais

Este trabalho teve como objetivo apresentar propostas viáveis e concretas para a empresa L&Construção, com relação a práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social, visando manter a lucratividade da empresa.

Chegamos a conclusão, que a sustentabilidade geraria maiores lucros, por gerar maior satisfação aos seus colaboradores, assim como formas de economia, devido a reutilização de matérias primas, água, luz.

A empresa L&Construção está caminhando na direção certa agora, sendo exemplos para outras do mesmo ramo, provando assim que lucro e sustentabilidade podem e devem trabalhar juntas.

Bibliografia

http://www.uff.br/sg/index.php/sg/article/viewFile/V6N3A10/V6N3A10

CARBONARI, Maria E.E.; SILVA, Gibson Z. (orgs.); PEREIRA, Adriana C. (orgs.) et al. Sustentabilidade na Prática: Fundamentos, Experiências e Habilidades. 1ª Ed. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.

<http://www.cbic.org.br/arquivos/Guia_de_Boas_Praticas_em_Sustentabilidade_CBI

C_FDC.pdf>

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »