TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Da Construcao

Pesquisas Acadêmicas: Materiais Da Construcao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Segundo Bauer “agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos”. Com relação às definições dos agregados de acordo com a NBR 7211\2009, agregado miúdo é aquele cujos grãos passam pela peneira de malha de 4,75 mm e agregado graúdo cujos grãos passam pela peneira de malha de 75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 4,75 mm.

Granulometria, graduação ou composição granulométrica de um agregado é a distribuição em porcentagem dos seus diversos tamanhos de grãos, considerando a quantidade de material, em massa, retido nas peneiras da série normal e intermediaria. Além da curva de composição granulométrica são também definidos, o módulo de finura e a dimensão máxima característica do agregado. (NBR 7217)

A composição granulométrica influencia diretamente nas propriedades das argamassas e concretos.

Objetivo

Este ensaio tem como objetivo determinar a composição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva. O agregado ocupa de 65% a 85 % da massa do concreto. Através dos resultados da composição granulométrica poderemos classificar as partículas da amostra pelos respectivos tamanhos obtendo valores que auxiliarão nos estudos de dosagem do concreto, tais como a determinação do Módulo de Finura que indicará possíveis variações de superfície nos agregados, e da Dimensão Máxima Característica que permitirá selecionar o agregado graúdo adequando segundo as dimensões das peças a serem concretadas.

Definições

• SÉRIE DE PENEIRAS NORMAL E INTERMEDIÁRIA

São um conjunto de peneiras sucessivas caracterizadas pelas aberturas da malha.

• DIMENSÃO MÁXIMA CARACTERÍSTICA (DMC)

Corresponde à abertura nominal, em mm, da malha da peneira da série normal ou intermediária na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.

• MÓDULO DE FINURA

Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras série normal, dividida por 100.

Materiais e Métodos de Ensaio

1. Amostra de areia ensaiada= 1 kg.

2. Balança de precisão.

3. Serie normal de peneiras com fundo.

4. Bacias de alumínio.

A amostra, previamente seca foi então peneirada agitando a bateria de peneiras por certa de 60 segundos, permitindo a separação dos diferentes tamanhos dos grãos do agregado. Em cada peneira o material retido foi, então, separado e pesado com aproximação de 0,1 g do peso da amostra, anotando-se o valor na planilha de composição granulométrica. Ao final do processo, com todos os valores dos pesos retidos em cada peneira, definiram-se os percentuais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com