TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCRETO FLEXÍVEL Materiais Inovadores Na Construção Civil

Dissertações: CONCRETO FLEXÍVEL Materiais Inovadores Na Construção Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  3.752 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CONCRETO FLEXÍVEL

Materiais inovadores na construção Civil

Araxá

2013

CONCRETO FLEXÍVEL

Trabalho sobre materiais inovadores na construção civil, levantando pontos positivos e negativos.

Araxá

2013

CONCRETO FLEXÍVEL

DEFINIÇÃO:

Concreto acondicionado em tecido, que ao hidratar, endurece, formando uma camada de concreto, durável, impermeável, e a prova de fogo.

Desenvolvido na universidade de Michigan (EUA), esse concreto e capaz de se auto consertar apenas com a adição de água e dióxido de carbono (CO2). O auto conserto é possível porque ele foi desenvolvido para dobrar e se quebrar em finíssimas lacunas, equivalentes a metade do diâmetro de um fio de cabelo humano, em vez de se quebrar em pedaços ou criar fissuras grandes, como acontece com os concretos normais.

Segundo o professor Victor Li, o novo concreto poderá tornar as obras mais seguras e mais duráveis. Uma ponte danificada por sobrecarga ou por abalos sísmicos, por exemplo, poderia voltar a operar normalmente em poucos dias. O grande segredo desse concreto é a sua flexibilidade. Testes mostraram que uma peça feita com o novo material pode sofrer um estiramento de até 3% e recuperar integralmente sua resistência – como se esticasse uma ponte de concreto de 100 metros de comprimento (como peça única) até atingir 103 metros, sem que ela quebrasse.

CIMENTO EXTRA-SECO

A capacidade de se auto consertar, deve-se ao uso de um cimento extra-seco que, quando exposto por uma fissura, reage com água e dióxido de carbono do ambiente para formar uma espécie de cicatriz de carbonato de cálcio (o mesmo material encontrado nas conchas de animais marinhos). Nos testes em laboratório, o processo de cura levou entre 1 e 5 ciclos de molhagem e secagem.

A imagem ao lado mostras as "cicatrizes" do concreto, as linhas brancas de carbonato de cálcio que se formam depois que o processo de cura se completa.

O processo de autoconserto atinge 100% de eficiência quando as fissuras individuais têm menos do que 50 micrômetros, mas o processo opera com aberturas de até 150 micrômetros.

O novo material é chamado de ECC (Engineered Cement Composite), é mais flexível do que o concreto tradicional e se comporta mais como um metal do que como um vidro. O concreto tradicional é considerado uma cerâmica, sendo rígido e quebradiço, suportando um estiramento máximo de 0,01% antes de se partir. Já o ECC dobra-se sem se quebrar, suportando um estiramento máximo de 5% (a recuperação total dá-se até os 3%). O ECC é reforçado com fibras sintéticas, não estando sujeito à corrosão.

FORNECIMENTO

O Concreto Flexível é fornecido em rolos de 1,0 e 1,1 metros de largura e comprimentos de até 200 metros. Ele está disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com