TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais E Suas Propriedades

Por:   •  6/10/2013  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 10

A matéria e suas propriedades- 8° ano

A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, além de determinar suas propriedades, sejam elas físicas – como, por exemplo, cor, ponto de fusão, densidade, etc. – ou químicas, que são as transformações de uma substância em outra. Matéria, Corpo e Objeto. Chamamos matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. Por exemplo: madeira, alumínio, ferro, ar, etc. Corpo é uma porção limitada da matéria e objeto é um corpo fabricado para um determinado fim.

Resumindo, podemos dizer que o ferro é matéria, uma barra de ferro é um corpo e um portão de ferro é um objeto.

Propriedades da Matéria

A matéria apresenta várias propriedades que são classificadas em gerais, funcionais e específicas.

Propriedades Gerais da Matéria

São comuns a toda e qualquer espécie de matéria, independentemente da substância de que ela é feita. As principais são: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.

Massa

A massa é uma propriedade dos corpos relacionada à quantidade de matéria que o corpo possui.

Ela é uma grandeza que pode ser medida. A medida padrão utilizada para medir a massa é o quilograma (kg), segundo o sistema internacional de Unidades (SI). O grama (g) é uma unidade de massa derivada do quilograma, e é empregado na medida de pequenas quantidades de massa.

A balança é o instrumento utilizado para medir a massa

Volume

O volume é uma grandeza que indica o espaço ocupado por uma determinada quantidade de matéria.

No sistema internacional (SI), a unidade que mede o volume é o metro cúbico (m3). Também é comum a utilização do litro ou do mililitro (mL) na medida de volume. O leite, o refrigerante e muitos outros líquidos podem ser medidos usando-se o litro como unidade de medida.

O decímetro cúbico e o litro

O decímetro cúbico (dm3) é o volume de um cubo cuja aresta meça 1 dm (um decímetro), ou seja, 10 cm. Essa unidade é equivalente ao litro (L)

1 dm3 = 1L

O centímetro cúbico e o mililitro

O centímetro cúbico (cm3) é o volume de um cubo cuja aresta meça 1 cm. Agora acompanhe o raciocínio: Um decímetro cúbico corresponde a mil centímetros cúbicos (1 dm3) = (1000 cm3). O mililitro (mL) é a milésima parte do litro e, assim, um litro corresponde a mil mililitros (1L = 1000 mL).

Como um décimo cúbico equivale a um litro, podemos, então afirmar que:

1 dm3 = 1L = 1.000 cm3 = 1000 ml

Propriedades Específicas da Matéria

Existem propriedades que são características de algumas matérias. Por exemplo, o ouro apresenta propriedades que o ferro não possui. Ele e o ferro apresentam propriedades que a água não tem. Já a água apresenta propriedades não encontradas no oxigênio, e assim por diante. Isso ocorre porque as substâncias ouro, ferro, água, oxigênio etc. são diferentes entre si.

As propriedades específicas nos permite distinguir uma substância de outra. Dentre as propriedades específicas, podemos citar:

• Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.

• Propriedades organolépticas: São as propriedades percebidas pelos sentidos. São elas: odor, sabor, cor, brilho, etc.

• Propriedades químicas: reações químicas.

Cor

Diferentes materiais apresentam diferentes cores. Ouro e prata

Dureza

É definida pela resistência que a superfície oferece quando riscada por outro material. A substância mais dura que se conhece é o diamante, usado para cortar e riscar materiais como o vidro.

O quadro é mais duro que o giz, pois ele risca o giz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com