TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Ansof

Artigo: Matriz Ansof. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 14

2.Apresentação das empresas, incluindo o nome, a nacionalidade, tamanho (em número de funcionário), área de atuação (segmento), produto (ou linha de produto que seja adequado à analise aqui proposta), mercado e respectiva estratégia da matriz Ansoff à qual está correlacionada.

Essa matriz é uma forma de representar algumas formas que o autor, Igor Ansoff, acreditava que poderiam aprimorar o negócio de determinada organização por meio de quatro estratégias distintas: Penetração, Desenvolvimento de Mercado, Desenvolvimento de Produto e Diversificação Pura (MINTZBERG, 2001).

Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas:

Penetração de mercado: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto.

Desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado.

Desenvolvimento de produtos: a empresa busca vender outros produtos a clientes regulares, freqüentemente intensificando os canais existentes de comunicação.

Diversificação: sendo a mais arriscada das estratégias, a empresa normalmente foca na comunicação explicando porquê está entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade.

Empresa 1

A Telecom Italia Mobile (TIM) é uma empresa de telefonia celular com sede na Itália, atuante também no Brasil. Na Europa faz parte da FreeMove alliance. A TIM Perú foi vendida para América Móvil, sendo atualmente Claro.

A empresa faz parte do Grupo Telecom Italia, que também possui operações na Argentina (Telecom Argentina), na Bolívia (Entel), em Cuba (ETECSA) além da sua operação na Itália.

Clientes

A TIM Brasil com 67 milhões de linhas ativas com cerca de 27% do mercado.

A TIM é formada por três empresas: TIM Celular S.A. , Intelig Telecom e AES Atimus (esta última, comprada em 2009, do grupo AES Brasil). Todas pertencem à TIM Participações, que é controlada pela TIM Brasil S.A. A holding brasileira, com sede na cidade do Rio de Janeiro, é subordinada à TIM International.

Funcionários

10300

Correlação na Matriz Ansoff: A TIM está na concentração da matriz porque o poder financeiro da operação está concentrada na empresa onde as demais dependem da existência desta empresa para sua própria existência.

Empresa 2

Apple Inc. (NASDAQ: AAPL; NYSE: AAPL; anteriormente Apple Computer, Inc.) é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Os softwares inclui o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de áudio profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel.

Clientes: Todos os consumidores no globo terrestre de aparelhos portáteis que utilizam aplicativos de propriedade intelectual Apple Computer Inc.

Funcionários: 46,6 mil funcionários

Correlação na Matriz Ansoff: Interliga via aparelho smartphone o sistema de telecomunicações da empresa TIM (empresa matriz) com as empresas (IEEE e NTT DoCoMo) que possibilitam que a matriz ofereça melhorias aos seus clientes gerando lucro em potencial.

Empresa 3

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos ou IEEE (pronuncia-se I-3-E, ou, conforme a pronúncia inglesa, eye-triple-e) é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos. É a maior (em número de sócios) organização profissional do mundo. O IEEE foi formado em 1963 pela fusão do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE) com o Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE). O IEEE tem filiais em muitas partes do mundo, sendo seus sócios engenheiros eletricistas, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações etc. Sua meta é promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação. Um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões para formatos de computadores e dispositivos.

Geralmente participa em todas as atividades associadas com organizações profissionais:

• Editando e publicando jornais.

• Estabelecendo atividades de padrões baseadas em consenso.

• Organizando conferências.

• Promovendo publicações técnicas, de seus próprios jornais, padrões e textos de membros.

O Wi-Fi é uma das tecnologias wireless (sem fio), é a abreviatura de "wireless fidelity", expressão que se refere a produtos e serviços que respeitam o conjunto de normas 802.11 criado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Esta designação foi criada pela Wi-Fi Alliance, a agência reguladora para as boas práticas da indústria As redes Wi-Fi estão em geral localizadas em espaços conhecidos por hotspots, locais públicos que fornecem acessos à internet sem fios. O equipamento (AP's ¿ Access points) normalmente cobre um raio de 100 metros e emitem o sinal de internet para qualquer dispositivo com ligação Wi-Fi.

Funcionários: Na verdade são grupos de interesses associados, em números são dezenas de grupos.

Correlação na Matriz Ansoff: Correlaciona a empresa matriz, a IEEE e a NTT DoCoMo 4G através da tecnologia Wi-Fi proporcionando um diferencial na estratégia utilizada pela matriz com base na ideia de oferecer uma otimização no setor de comunicação em qualquer lugar que tenha uma conexão sem fio.

Empresa 4

NTT DoCoMo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com