TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Fofa

Casos: Matriz Fofa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades;

Questão A – Análise do município de Machado, Estado de Minas Gerais, com base da ferramenta SWOT – MATRIZ FOFA.

Questão B – História do município.

A cidade de Machado tem registros históricos que datam de 1750, quando suas terras passaram ao domínio definitivo da Capitania de Minas Gerais depois e muita luta com os paulistas. Com a notícia que as terras eram de excelente qualidade, gente disposta a plantar logo apareceu por lá, mas a história de Machado propriamente dita iniciou-se entre 1810 e 1815, quando se instalaram na região o tenente Antonio Moreira de Souza e Joaquim José dos Santos, que organizaram duas fazendas desenvolvendo a agricultura e pecuária, formando um pequeno povoado. Com o crescimento deste povoado a fazendeira Ana Margarida Josefa de Macedo acabou por doar um terreno de nove alqueires para a construção de uma capela, após a licença concedida em 1818, por Dom Mateus de Abreu Pereira, bispo de São Paulo. Considerou-se ai fundada a povoação dentro das normas eclesiásticas da época.

O município se destaca na produção de café, principal produto da economia machadense e grande gerador de emprego e renda. Com mais de 125 anos e com aproximadamente 50 mil habitantes, Machado é uma cidade que alia tradição e modernidade.

O café produzido nas montanhas de Machado tem destaque internacional. Em 2009 Machado conquistou um renomado titulo, a cidade brasileira do melhor café do Brasil.

Distância da cidades importantes: 270 km (aproximadamente) de São Paulo; 33 de Alfenas; 87 km de Poços de Caldas; 69 km de Varginha.

Na área educacional a cidade conta com escolas públicas (municipais e estaduais) e escolas particulares. A escola Agrotécnica Federal de Machado, com mais de meio século de existência, oferece cursos na área de agricultura, informática, segurança do trabalho e o superior em cafeicultura empresarial. Machado conta também com três instituições de nível superior.

Na área de comunicação existem três rádios (Difusora AM, Radio Montanhesa FM e Radio Nova FM), um jornal (Folha Machadense) e na internet Folha Machadense on-line e Portal Machado News.

A população é tipicamente católica, possuindo também protestantes e outras demais religiões. É uma cidade que relativamente preserva sua cultura, principalmente os afro-descendentes (como pode ser notado na Festa de São Benedito, na Folia de Reis etc.).

A citada Festa de São Benedito é o principal evento cultural do município, que se destaca no Brasil dentro do âmbito das congadas machadenses, sendo realizada há quase 100 anos, nas semanas finais do mês de agosto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com