TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz de Levitsky

Seminário: Matriz de Levitsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  262 Visualizações

negociador possui com seu oponente.

Com base nos códigos de valores que determinam o comportamento, a matriz de Lewicki indica quatro possibilidades básicas de comportamento:

1. O não ético e não legal;

2. O ético e não legal;

3. O legal e não ético, e

4. O legal e ético.

Na primeira possibilidade, a situação que ocorre é a de encontrarmos em ambas as pontas da negociação dois indivíduos corruptos, onde ambos procuram tirar proveito da situação a fim de se beneficiarem mutuamente. A ação mais recorrente é a da propina, onde a empresa interessada em vender o produto ou tão somente ganhar o contrato, “compra” o processo licitatório (se for o caso) mediante o repasse de porcentagem do valor total do contrato.

No segundo caso, temos a informação como elemento considerado como um dos fatores que mais influenciam o comportamento ético nas negociações. Contudo, neste caso a ocultação ou omissão de algumas informações são consideradas eticamente aceitáveis, porém às vezes não se encaixam na legalidade.

Na terceira possibilidade, a situação apresentada ocorre quando a empresa se utiliza de alguns recursos em busca de favorecimento de seus produtos/serviços.

Na quarta e ultima possibilidade, a principio considerada “a melhor”, também tem seu lado obscuro, pois embora algumas organizações se classifiquem como éticas, acabam por se comportarem de forma individualistas.

As empresas que desenvolvem um código de

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com