TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrizes

Seminário: Matrizes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Seminário  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

Matrizes

Matrizes são arrays multidimensionais, ou seja, eles não são totalmente lineares, e sim, geométricos.

Enquanto um array tem apenas uma linha com vários valores, uma matriz pode, por exemplo, tem várias linhas com vários valores, que comumente chamamos de linhas e colunas.

Para criarmos um array multidimensional (ou matriz), procedemos da mesma forma que um array normal, porém com mais um dimensionador (os colchetes). Então, se quisermos criar um array (matriz) bidimensional com 3 linha e 5 colunas, faríamos:

int minhaMatriz [][] = new int [3][5];

Na memória é representado como:

Semelhante às liguagens C, C++ e Pascal, a linguagem Java também dá suporte a vetores e matrizes (arrays) de diversas formas. Os vetores constituem uma forma muito conveniente de organizar informações em fileira. Por exemplo, podemos formar um vetor com as notas de cinco alunos de uma sala de aula do seguinte modo:

float nota[] = { 7.8, 8.4, 4.2, 1.8, 6.4 };

Neste caso nota[0] é a nota do primeiro aluno, isto é, 7.8, nota[1] é a nota do segundo, ou seja, 8.4, e assim por diante.

A utilização de vetores e matrizes em Java envolve três etapas:

Declarar o vetor ou matriz. Para isto, basta acrescentar um par de colchetes antes ou depois do nome da variável. Por exemplo:

int ind[];

double A[][],T[][][];

int []nota;

Reservar espaço de memória e definir o tamanho. É preciso definir o tamanho do vetor, isto é, a quantidade total de elementos que terá de armazenar. Em seguida é necessário reservar espaço de memória para armazenar os elementos. Isto é feito de maneira simples pelo operador new:

ind = new int[10];

nota = new int[70];

A = new double[10][20];

Armazenar elementos no vetor ou matriz. Para armazenar uma informação em um dos elementos de um vetor ou matriz, é necessário fornecer um índice que indique a posição desse elemento. Por exemplo, para armazenar um valor na quarta posição do vetor nota, fazemos o seguinte:

nota[3] = 5.2;

Como podemos observar, os índices começam em zero e vão até o número de posições reservadas, menos um. No vetor nota criado acima, os índices válidos vão de 0 até 69. Caso haja a tentativa de atribuir um valor a um elemento cujo índice esteja fora desse intervalo, ocorrerá um erro que impedirá a execução do programa. Por isso, é necessário um certo cuidado ao manejar com esses índices, garantindo o perfeito funcionamento do programa.

Existe, porém, um atalho para esses três passos quando desejamos criar um vetor com valores atribuídos de modo estático. Foi o que fizemos no primeiro exemplo acima, declarando o vetor nota com as notas de cinco alunos. Nesse caso, espaço suficiente para as notas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com