TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber Sociologia

Trabalho Universitário: Max Weber Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

As críticas feitas tanto à Teoria Clássica como à Teoria das Relações Humanas revelaram a falta de uma teoria da

organizaçãosólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho do administrador. Alguns estudiosos buscaram inspiração nas obras de Max Weber para essa nova teoria da organização.

A Teoria daBurocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940 A sociologia e a obra de Weber representam um importante contraste em relação ao pensamento e aos trabalhos de Comte e Durkheim. Entre outras coisas, ele criticava o que chamava de profecias cintíficas ou filosóficas que apontavam um progressivo melhoramento da humanidade, de modo que também se mostrava contra a espipulação de leis, ao ressaltar que a Sociologia não deveria impor normas e nem ideiais á ação prática.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

Dentro dos respectivos limites do saber, somos capazes de

determinar quais os meios adequados ou não para nos conduzir ao

fim proposto, podemos também calcular as possibilidades de

alcançar, em geral, determinado fim com o auxílio de determinados

meios ao nosso alcance. E, por conseguinte, com base na situação

histórica,

podemos criticar indiretamente o próprio propósito como

praticamente aceitável ou inaceitável

Com tudo, Weber chegou á conclusão de que os individuos se tornaram especialista sem espírito e hedonistas sem coração, isto é, o homem moderno foi preso ás instituições burocráticas e, consequentemente, sua personalidade deixou de se desnvolver.

Em nome da reversão dessa realidade, a sociedade weberiana defendia que o homem moderno precisava se libertar, mas para isso, se fazia necessária a vocação. Um individuo com vocação na sociedade moderna racionalizada, conseguiria ter uma vida com sentido e força moral, uma vida autêntica, resultado de suas próprias escolhas.

Além da vocação, Weber destacava que o indivíduo precisava também do carisma, de uma sensibilidade que fosse além da razão.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Já no que diz respeito á educação a reflexão weberiana sugeriu que, na sociedade moderna ela se desnvolveu de forma racional e burocrática. A Escola passou a ser afetada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com