TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Fluidos: Regime De Escoamento

Casos: Mecanica Dos Fluidos: Regime De Escoamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 2

Mecânica dos Fluidos: Regime de Escoamento

Regime de escoamento diz respeito, em mecânica dos fluidos, a como os fluidos se comportam em relação a diversas variáveis.

• Escoamento laminar

Ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.

EXEMPLO: a água escoando de uma torneira, formando um "fio" contínuo e sem turbulência alguma.

• Escoamento turbulento

Ocorre quando as partículas de um fluido não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou seja as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida. Este escoamento é comum na água, cuja viscosidade e relativamente baixa.

EXEMPLO: O fumo que sai de um cigarro. Se observar com atenção, o fluxo do fumo apresenta-se laminar enquanto ascende, durante alguns centímetros, para se tornar depois instável e turbulento.

• Escoamento unidimensional

Escoamento cujas propriedades (velocidade, massa específica, pressão etc…), são funções exclusivas de uma única coordenada espacial e do tempo, ou seja, são representadas em função de valores médios da seção.

• Escoamento bidimensional

Ocorre quando as partículas de um fluido escoam em planos paralelos e seguindo trajetórias idênticas, não havendo escoamento na direção normal aos planos.

EXEMPLO: As águas de um lago.

• Escoamento rotacional

Ocorre quando as partículas de um fluido, numa certa região, apresentarem rotação em relação a um eixo qualquer. O escoamento rotacional também é denominado de vorticoso.

EXEMPLO: Esse escoamento é característico no fenômeno do equilíbrio relativo em um recipiente cilíndrico aberto, que contenha um líquido e que gira em torno de seu eixo vertical.

• Escoamento irrotacional

Ocorre quando as partículas de um fluido, numa certa região, não apresentarem rotação em relação a um eixo qualquer.

EXEMPLO: Escoamento sobre um Cilindro.

• Escoamento permanente

Quando as propriedades de um fluído em cada ponto do mesmo, não variarem no tempo.

EXEMPLO: Um exemplo deste tipo de escoamento é percebido em tubulações longas com diâmetro constante

• Escoamento variável

Também conhecido como escoamento não permanente, ocorre quando as propriedades de um fluído em cada ponto do mesmo, apresentarem variações no tempo.

EXEMPLO:O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com