TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica E FaSE

Ensaios: Mecanica E FaSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO - MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (MIT)

O motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da utilização da energia elétrica – baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

Motores trifásicos: o enrolamento trifásico é similar ao monofásico citado acima, com a diferença de que agora existem três fases distribuídas simetricamente, ou seja, defasadas entre si de 120º. Se este enrolamento é alimentado por um sistema trifásico cada corrente I1,I2 e I3 criarão do mesmo modo os campos magnéticos H1,H2 e H3. Estes campos estão espaçados entre si de 120º.

TIPOS DE PARTIDA DE MOTORES ELÉTRICOS

Partida Direta:

Sempre que possível a partida de um motor elétrico trifásico de gaiola deverá ser direta, por meio de contatores. Deve-se ter em conta que para um determinado motor, as curvas de conjugado e corrente são fixas, independente da carga, para uma tensão constante. No caso em que a corrente de partida do motor é elevada pode ocorrer as seguintes conseqüências :

1º) Elevada queda de tensão no sistema de alimentação da rede. Em função disso, provoca interferência em equipamentos instalados no sistema.

2º) O sistema de proteção (cabos, contatores) deverá ser superdimensionado, ocasionando custo elevado.

3º) A imposição das concessionárias de energia elétrica que limitam a queda de tensão da rede. Caso a partida direta não seja possível devido aos problemas citados acima, pode ser usado um sistema de partida indireta, visando reduzir a corrente de partida.

Chave Estrela - Triângulo:

É fundamental para este tipo de partida que o motor tenha a possibilidade de ligação em dupla tensão, ou seja, 220/380V, 380/660V ou 440/760V. Os motores deverão ter no mínimo seis bornes de ligação.

Deve-se ter em mente que o motor deverá partir a vazio. A partida estrela - triângulo poderá ser usado quando a curva de conjugado do motor é suficientemente elevada para poder garantir a aceleração da máquina com a corrente reduzida. Na ligação estrela a corrente fica reduzida para 25% a 3% da corrente de partida na ligação triângulo. Também a curva de conjugado é reduzida na mesma proporção. Por esse motivo, sempre que for necessária uma partida com chave estrela - triângulo deverá ser usado um motor com curva de conjugado elevado. Os motores Weg têm alto conjugado máximo e de partida, sendo, portanto ideais para a maioria dos casos, para uma partida estrela - triângulo.

O conjugado resistente da carga não pode ultrapassar o conjugado de partida do motor, e nem a corrente no instante da mudança para triângulo poderá ser de valor inaceitável. Existem casos em que este sistema de partida não pode ser usado, como no caso em que o conjugado resistente é muito alto. Se a partida é em estrela, o motor acelera a carga até aproximadamente 85% da rotação nominal. Neste ponto a chave deverá ser ligada em triângulo. Neste caso, a corrente que era aproximadamente a nominal, salta repentinamente, o que não é nenhuma vantagem, uma vez que a intenção é justamente a redução da corrente de partida.

Partida com Chave Série - Paralelo:

Para a partida com chave série-paralelo é necessário que o motor seja religável para duas tensões, a menor delas igual a da rede e a outra duas vezes maior. Este tipo de ligação exige nove terminais do motor e a tensão nominal mais comum é 220/440V, ou seja, durante a partida o motor é ligado na configuração série até atingir sua rotação nominal e, então, faz-se a comutação para a configuração paralelo.

Instrumentos de Medidas Elétricas – Digital e Analógico

Digital: um instrumento digital é aquele onde o sinal de saída é uma função descontínua do sinal de entrada, isto é, o sinal e caracterizado por variações bruscas, não havendo sinal intermediário entre seu máximo e mínimo. Geralmente esses instrumentos indicam suas leituras através de display.

Analógico: são sinais contínuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal. Um velocímetro analógico de ponteiro, um termômetro analógico de mercúrio e uma balança analógica de mola são exemplos de dispositivos que contêm sinais análogos. A eletrônica analógica envolve grandezas com valores contínuos. Quantidades representadas na forma analógica possuem uma característica fundamental e a amplitude varia continuamente entre o seu valor máximo e mínimo.

Materiais / Métodos e Resultados

Materiais utilizados no para análise de elaboração deste relatório:

 Painel de medição digital (multimedidor);

 Painel de medição analógico;

 Disjuntor de tripolar.

 Motor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com