TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica - Engrenagens

Trabalho Escolar: Mecanica - Engrenagens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

5.1 Tipos de Engrenagens

Engrenagens Cilíndricas Retas: Possuem dentes paralelos ao eixo de rotação da engrenagem. Transmitem rotação entre eixos paralelos. Um exemplo é mostrado na

Fig. 5.1.

Fig. 5.1: Engrenagens Cilíndricas Retas

Engrenagens Cilíndricas Helicoidais: Possuem dentes inclinados em relação ao eixo de rotação da engrenagem. Podem transmitir rotação entre eixos paralelos e eixos concorrentes (dentes hipoidais). Podem ser utilizadas nas mesmas aplicações das

E.C.R. Neste caso são mais silenciosas. A inclinação dos dentes induz o aparecimento de forças axiais. Um exemplo é mostrado na fig. 5.2.

Fig. 5.2: Engrenagens Cilíndricas Helicoidais – a: Eixos paralelos; b: Eixos concorrentes.

Engrenagens Cônicas: Possuem a forma de tronco de cones. São utilizadas principalmente em aplicações que exigem eixos que se cruzam (concorrentes). Os dentes podem ser retos ou inclinados em relação ao eixo de rotação da engrenagem.

Exemplos deste tipo de engrenagens estão mostrados na Fig. 5.3.

Fig. 5.3: Engrenagens Cilíndricas Cônicas

Parafuso sem fim – Engrenagem coroa (Sem fim-coroa): O sem fim é um parafuso acoplado com uma engrenagem coroa, geralmente do tipo helicoidal. Este tipo de engrenagem é bastante usado quando a relação de transmissão de velocidades é bastante elevada (Fig. 5.4).

Fig. 5.4: Parafuso Sem fim – Coroa

Pinhão-Cremalheira: Neste sistema, a coroa tem um diâmetro infinito, tornando-se reta. Os dentes podem ser retos ou inclinados. O dimensionamento é semelhante às engrenagens cilíndricas retas ou helicoidais. Na Fig. 5.5 está mostrado um exemplo Elementos de Máquinas destas engrenagens. Consegue-se através deste sistema transformar movimento de rotação em translação.

Fig. 5.5: Engrenagens Pinhão-cremalheira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com