TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DE QUE MATERIAIS FEITAS AS ENGRENAGENS MECÂNICAS MAIS ULTILIZADAS?

Dissertações: DE QUE MATERIAIS FEITAS AS ENGRENAGENS MECÂNICAS MAIS ULTILIZADAS?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  9.613 Visualizações

Página 1 de 4

Engrenagens mecênicas utilizadas em motores são feitas de aço AISI 4340, 4140, 8220 ou 8240. O motivo de usar estes aços é a boa ductibilidade, porém eles não apresentam muita dureza superficial após o tratamento térmico convencional (têmpera). Para que estes aços apresentem uma boa dureza superficial e continuem ainda ducteis no núcleo o que se faz é a cementação, ou seja, faz-se um tratamento térmico onde é adicionado um alto potencial de carbono, assim, este carbono penetra na superficie da engranagem e após quando esta é resfriada na têmpera, ela fica com uma alta dureza superficial a mantém a alta ductibilidade de núcleo. Em engrenagens não se usa ferro fundido, como respondido pelo outro usuário, pois tem baixa resistência a fadiga e também não tem boa ductibilidade, ferro fundido é usado em mancais de motores, pois a grafita que tem no ferro fundido serve como lubrificante.

As engrnagens geralmente são feitas com ferro fundido

Como em áres expecíficas , também são usadas ,,,fibras,,,plasticos endurecidos,,,aluminio,,,bronze,,,etc... e você quiser criar uma relação de marchas alta, nada se compara com uma engrenagem sem-fim. Em uma engrenagem sem-fim, uma árvore com rosca está engatado à engrenagem. Cada vez que a árvore dá uma volta, a engrenagem move um dente adiante. Se a engrenagem tiver 40 dentes, você terá uma relação de marcha de 40:1, em um volume bem pequeno. Aqui vai o exemplo de um limpador de pára-brisa.

Um hodômetro mecânico é outro aparelho que usa muitas engrenagens sem-fim:

Existem três engrenagens sem-fim visíveis neste hodômetro

Engrenagens planetárias

Existem muitas maneiras de empregar engrenagens. Um tipo específico de engrenagens é chamado de trem de engrenagens planetárias. Engrenagens planetárias resolvem o seguinte problema: digamos que você queira uma relação de marcha de 6:1 com a rotação de entrada girando na mesma direção da rotação de saída. Uma maneira de criar esta relação é com o seguinte trem de três engrenagens:

Neste trem, a engrenagem azul tem seis vezes o diâmetro da engrenagem amarela, fornecendo a relação 6:1. O tamanho da engrenagem vermelha não importa, porque está presente apenas para reverter o sentido da rotação, de forma que as engrenagens azul e amarela girem da mesma forma. Entretanto, imagine que você queira que o eixo da engrenagem de saída seja o mesmo da engrenagem de entrada. Uma situação comum, onde há a necessidade de se usar o mesmo eixo, é o da parafusadeira elétrica. Nesse caso, você pode usar um sistema de engrenagens planetárias, conforme mostrado aqui:

Neste sistema, a engrenagem amarela (a engrenagem solar) se engrena com todas as três vermelhas ( engrenagens planetárias) simultaneamente. Todas as três estão ligadas a um prato (o suporte planetário) e se conectam com o lado interno da engrenagem azul (a coroa), em vez de se conectarem com seu lado externo. Em razão de existirem três engrenagens vermelhas em vez de uma, este trem de engrenagens é extremamente robusto. O eixo de saída é conectado à coroa azul e o suporte planetário permanece estacionário, fornecendo a mesma relação de 6:1. Veja a figura de um sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com