TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Veterinaria

Artigos Científicos: Medicina Veterinaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Características da Raça Tabapuã

Aparência geral: totalmente mocho comprido, com boa cobertura muscular, dorso largo e reto, tórax amplo, costelas arqueadas e compridas, ancas largas e extensas, barbela solta, orelhas médias e relativamente largas, umbigo corrigido, fronte larga nos machos e mais estreita nas fêmeas, de cor branca ou cinza. Temperamento dócil e fácil de trabalhar. É um gado sadio, vigoroso, pesado e rústico. O touro e a fêmea possuem alta fertilidade e destacada precocidade. A fêmea Tabapuã é reconhecida também por sua excelente habilidade materna.

As vantagens do Tabapuã para reprodução se destacam entre os zebuínos. Com pouca idade no primeiro parto, as matrizes apresentam alto índice de fertilidade e a habilidade materna da raça garante bom desenvolvimento para os bezerros. Entre os 14 e 16 meses, as fêmeas atingem em média 25% de fertilidade. Entre os 16 e 18 meses, 50% e entre 18 e 20 meses, mais de 60%. Algumas fazendas já registram 95% de sucessos em inseminação artificial.

As matrizes Tabapuã também apresentam boa produção de leite. Essa característica faz com que os bezerros da raça tenham desempenho superior a outros zebuínos da mesma idade. Aos 120 dias, por exemplo, eles chegam a 118 quilos em média e na desmama já estão com 200 quilos. A idade do primeiro parto e o intervalo entre os partos seguintes são a base do índice de natalidade. Bons resultados nesse campo significam maior lucro para o produtor. Nesse quesito, o Tabapuã comprova seu valor todos os anos nas feiras e exposições de que participa.

http://www.tabapuadegoias.com.br/racatabapua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com