TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas Macro E Microeconomicas

Artigo: Medidas Macro E Microeconomicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Microeconomia e Macroeconomia. 4

2.2 Métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial. 5

2.3 Ética, Política e Sociedade. 5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

No decorre deste trabalho falarei a respeito de microeconomia e macroeconomia, especificando a respeito de inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, relacionando-os sempre aos acontecimentos reais que afetam a economia e o modo com afetam. Conterá também ao logo do trabalho um estudo a respeito do conceito estatístico quantitativo e como eles são frequentemente usados na gestão empresarial, nas tomadas de decisões dentro de um ambiente organizacional.

Tratarei também a respeito de ética, política e sociedade, como este conceito deve ser usado para uma conquista de consumidos, ou seja, quais devem ser os limites a serem adotados nessa conquista.

2 DESENVOLVIMENTO

A economia é um assunto altamente relevante, e nos dias atuais esse assunto tem ganho cada vez maior conotação na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas, e principalmente como ela afeta a vida de cada pessoa.

Para isso irei falar ao longo desse trabalho a respeito de diversos fatores que influenciam nesse comportamento.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.

A inflação representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai, ou seja, é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, “Quando falamos sobre a inflação na Brasil, referimo-nos maoritariamente à inflação baseada no índice de preços ao consumidor”.

A taxa de juros é o índice usado em finanças para representar a rentabilidade de uma determinada coisa/produto, ou seja, aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. Podemos verificar a influência deste sobre a economia através da mídia. Por exemplo, “Os analistas projetam ainda mais uma elevação neste ano para a taxa de juros, em outubro, que, segundo suas estimativas, deverá fechar 2013 em 9,50% ao ano. Alguns economistas já preveem, porém, que os juros podem chegar a 10% ao ano nos próximos meses”.

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional, ou seja, é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Podemos então verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, “Uma taxa de juros mais elevada atrairia para o país mais aplicações de investidores estrangeiros, que buscam mercados com juros maiores para aumentarem também seus rendimentos. Com uma oferta maior de dólares no país, a tendência da cotação seria de queda”.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL.

A pesquisa qualitativa busca entender um fenômeno específico em profundidade. As técnicas de análise de dados, ainda que tratadas sucintamente, mostram que é viável, com o auxílio de uma ferramenta estatística eficiente e de fácil manuseio, levantar e explorar informações consistentes que possam trazer respostas ágeis a muitos questionamentos que surgem no dia-a-dia de uma organização e mesmo no trabalho do profissional de pesquisa, buscando assim a minimização do risco, ou seja, uma maior assertividade.

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.

Na antiguidade as sociedades civilizadas se construíram com base em dois princípios fundamentais: a participação dos cidadãos e a cooperação de todos para a construção do bem comum, atualmente estes princípios estão excluído das preocupações políticas. Em seu lugar entra as noções rentáveis, de flexibilidade, de adaptação e competitividade.

Partindo do princípio de que a ética empresarial esta diretamente relacionada atitude e a conduta de uma empresa em relação a seus empregados, clientes, comunidade e investidores é essencial que essa relação considere o respeito a leis e regulamentos quanto à elaboração de seus produtos, prestação de serviços, destinação ambiental dos rejeitos das atividades produtivas, qualidade, meios, métodos de comercialização, relações com investidores e acionistas, entre outros.

Assim, o comportamento ético premia a empresa ao fortalecer a sua imagem perante investidores e comunidade, ao atrair talentos e manter satisfeito o corpo de funcionários e ao permitir ampliar os negócios com clientes que compartilhem da mesma linha ética de atuação.

3 CONCLUSÃO

No decorrer desse trabalho foram conteúdos referentes a disciplinas pertencentes ao curso, tais como, micro e macro economias, método de pesquisa quantitativa, ética, política e sociedade. Conteúdos inerentes a formação e a qualificação de qualquer profissional.

Foi demonstrado no trabalho como a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio influenciam na vida econômica dos cidadãos, também como os métodos quantitativos são usados na tomadas de decisões empresarias, diminuindo os riscos. Foi falado a respeito da ética, política e sociedade, como estes conceitos estão diretamente ligadas, e podemos dizer assim, que ter um comportamento ético no mercado capitalista é difícil nesse mundo capitalista, porém não impossível de se adquirir e manter, para tal é preciso um sentido comum de direitos e deveres aos membros da organização.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »