TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medindo o peso em crianças

Tese: Medindo o peso em crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Procedimentos Técnicos

Para a aferição do peso em crianças são utilizados dois tipos de balança:

• Balança pediátrica: Também conhecida como balança “peso-bebê”, é utilizado para crianças menores de 24 meses. Constitui-se de uma bacia sobre a qual é colocado um pequeno acolchoado, onde a criança fica deitada ou sentada. Tem capacidade máxima de 16 kg e com precisão de leitura de 10 g.

• Balança antropométrica: Também chamada de balança tipo plataforma ou balança clinica, é utilizada para crianças menores de 2 anos. Nela a criança permanece ereta, em pé. Tem capacidade máxima de 150 kg, com precisão de leitura de cerca de 100 g.

Para pesagem em ambos os tipos de equipamentos a criança devera estar com o mínimo de roupa e descalça, devendo ser mantida o mais imóvel possível, de maneira que o peso fique uniformemente distribuído sobre a balança. A aferição do peso é feito em quilogramas com variação em gramas, dependendo da precisão do equipamento.

Com a criança deitada, com as pernas relaxadas, apóia-se a cabeça, e a peca móvel é deslocada até tocar os pés da criança, que deverão estar alinhados, permitindo a leitura do valor do comprimento na fita métrica.

• Crianças maiores de 2 anos: utilizam-se estadiômetros ou, então, uma fita métrica fixa na parede. A criança será posicionada de pé, ereta, imóvel, com os braços estendidos ao longo do corpo e com a cabeça mantida no plano de Frankfort. A nuca, os ombros, as nádegas e os calcanhares deverão permanecer encostados no centro de estadiômetro (ou da fita métrica fixada à parede), devendo os joelhos permanecerem unidos. A aferição da estatura é feita em centímetros, com precisão de 0,1 cm.

Muitas vezes o paciente pediátrico hospitalizado encontra-se retido ao leito, impossibilitado de se locomover. Nesses casos, a utilização de parâmetros alternativos é recomendada para estimativa da estatura, como altura do joelho, em pré-escolares a adolescentes, e medida da chanfradura para crianças de todas as idades. ( DUARTE, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com