TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição Da Alcalinidade Da água

Trabalho Escolar: Medição Da Alcalinidade Da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Após aula em laboratório, podemos agora dissertar como é feito o processo de medição da alcalinidade de um certo composto. A alcalinidade indica a quantidade de íons na água que reagem pra neutralizar os íons hidrogênio. Constitui-se, portanto, em uma medição da capacidade da água de neutralizar os ácidos, servindo assim para expressar a capacidade de tamponamento da água, sua condição de resistir a mudanças do pH.

Os principais constituintes da alcalinidade são os bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos. Outros íons, como cloretos, nitratos e sulfatos não contribuem para a alcalinidade. A distribuição entre as três formas de alcalinidade na água (bicarbonatos, carbonatos, hidróxidos) é função do seu pH.

Verifica-se assim que na maior parte dos ambientes aquáticos a alcalinidade é devida exclusivamente à presença de bicarbonatos. Valores elevados de alcalinidade estão associados a processos de decomposição da matéria orgânica e à alta taxa respiratória de microrganismos, com liberação e dissolução do gás carbônico na água. A maioria das águas naturais apresenta valores de alcalinidade na faixa de 30 a 500 mg/l de carbonato de cálcio, sendo esta a unidade usada para expressão desse parâmetro.

OBJETIVOS

Objetivo geral

O objetivo desse relatório é dissertar como é encontrada a alcalinidade de diferentes amostras de água, calculando assim a sua quantidade em ppm.

Objetivo específico

Levantamento de informações em cima da explicação dada em laboratório.

MATERIAL E MÉTODO

Foi realizado um experimento em laboratório, no qual foram colocados 50 ml da amostra de água em um balão de erlenmeyer, e nela adicionadas 5 gotas alaranjado (metila). Logo em seguida foi colocado na bureta o ácido sulfúrico a 0,1n e retirado suas bolhas, posteriormente foi efetuada a titulação que é ocorrida até o exato momento em que há uma mudança na cor da amostra. É anotado o volume gasto (ml) do ácido sulfúrico, e esse multiplicado por 20, para que o resultado seja obtido em ppm (parte por milhão).

RESULTADO E DISCUSSÕES

Com o uso da água da torneira de Martinópolis, o valor gasto de ácido sulfúrico foi de 1,8 ml, multiplicado por 20 que resultou em 36 ppm. Já com a utilização da água retirada da torneira da Uniesp o valor gasto foi de 6,9 ml, multiplicado por 20 resultando em 138 ppm. Quanto maior a quantidade em ppm, maior será sua alcalinidade.

CONCLUSÃO

A medição da alcalinidade é muito importante na área da engenharia civil, pois se muito elevada pode causar incrustação em tubulações de indústrias ou do tipo, por isso a alcalinidade deve ser mantida sempre em equilíbrio, o pH ideal segundo a legislação para a água (Ministério da Saúde), é entre 6,0 e 9,0.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http://webensino.unicamp.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com