TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medições de posição e dispersão

Resenha: Medições de posição e dispersão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Medidas de posição e dispersão

As medidas de posição buscam evidenciar o comportamento central de uma variável. Dentre as mais utilizadas destacam-se:

Moda: é o valor mais freqüente na amostra. Quando DOIS VALORES ocorrem com a mesma maior freqüência, cada um deles é uma moda, e o conjunto de dados é dito BIMODAL, quando MAIS DE DOIS VALORES ocorre com a mesma maior freqüência, cada um deles é uma moda, e o conjunto de dados é dito MULTIMODAL, quando NENHUM VALOR se repete com maior freqüência, dizemos que não há moda, e o conjunto de dados é dito AMODAL. Mediana: é o valor da variável que divide a amostra ao meio. Isto é, o valor que deixa abaixo de si 50% das observações;

Média aritmética: valor dado pela soma de todos os valores da amostra, dividida pelo número desses valores. A média é altamente influenciada por valores extremos. Nem sempre poderá ser utilizada como medida que resuma adequadamente um conjunto de dados, visto que esta não carrega em si a noção de variabilidade.

As medidas de dispersão visam descrever os dados no sentido de informar o grau de dispersão ou afastamento dos valores observados em torno da média. Elas informam se um conjunto de dados é homogêneo (pouca variabilidade) ou heterogêneo (muita variabilidade). Na prática, existem vária medidas que expressam a variabilidade de um conjunto de dados, sendo que as mais utilizadas baseiam-se na idéia que consiste em verificar a distância de cada valor observado em relação á média. Estas distâncias são denominadas desvios em relação à média.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com