TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Profuncionário

Monografias: Memorial Profuncionário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  8.321 Visualizações

Página 1 de 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOÇOGIA DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

MEMORIAL DO CURSO PROFUNCIONÁRIO

Curso Técnico de Formação para os funcionários da educação em TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

Cursista: GRACIELI RODRIGUES GARCIA DE MORAIS

SORRISO-MT

Janeiro de 2015

GRACIELI RODRIGUES GARCIA DE MORAIS

Trabalho final apresentado como requisito parcial para obtenção para obtenção de certificação do Profuncionário – Curso Técnico em Infraestrutura escolar, sob supervisão e apreciação da tutora ELIONAI CHAGAS e da coordenadora de polo LENY MIOTO MAZZO, realizado no período de 2013 a 2015.

SORRISO-MT

Janeiro 2015

DEDICATÓRIA

Eu dedico esta jornada primeiramente a Deus por ter me permitido concluir este curso, agradeço meus familiares por estarem comigo nesta caminhada, as tutoras que dedicaram seu tempo e se dispôs a nos ensinar e pela paciência que tiveram no decorrer do curso, aos colegas pela amizade e companheirismo nesta trajetória. Enfim, a todos que de alguma forma participou deste momento tão importante na minha vida.

A todos, meu muito obrigado!

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por ter me dado força pra não desistir apesar das diversidades, aos meus filhos por terem sidos compreensivos nas horas em que eu precisei me ausentar e até mesmo pela colaboração mas horas de estudo e ao meu esposo Amilton pela motivação, paciência, compreensão e companheirismo

“A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece, em saber o que é preciso fazer, mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois”.

Leon Tolstoi

MEMORIAL DO CURSO PROFUNCIONÁRIO

Curso Técnico de Formação para os funcionários da educação em Técnico em Infraestrutura

Memorial Acadêmico

( ) aceito com distinção

( ) aceito

Em: ___/___/___

Memorial Acadêmico validado:

Assinatura da tutora.

Assinatura da coordenadora de polo.

_______________________________________________________________

SUMÁRIO

Introdução

1. Minha vida escolar

2. Minha inclusão na turma do curso

3. Minha trajetória no curso

3.1. Caderno I – Funcionários de escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

3.2. Caderno II – Educadores e Educandos: tempos históricos.

3.3. Caderno III – Homem, Pensamento e cultura: abordagens filosóficas e Antropológicas.

3.4. Caderno IV – Relações Interpessoais: abordagem psicológica.

3.5. Caderno V – Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação.

3.6. Caderno VI – Gestão da educação escolar.

3.7. Caderno VII – Informática Básica.

3.8. Caderno VIII – Produção Textual.

3.9. Caderno I X – Direito Administrativo e do trabalho

3.10. Caderno X - Teorias do Espaço Educativo / Infr. Estr. escolar

3.11. Caderno XI - Meio Ambiente, Sociedade e Educação / Infr. Estr. escolar.

3.12. Caderno XII - Técnicas de construção / Infr. Estr. escolar.

3.13. Caderno XIII - Equipamento Hidráulicos e Sanitários / Infr. Estr. escolar.

3.14. Caderno XIV - Equipamentos Elétricos e Eletrônicos / Infr. Estr. escolar.

3.15. Caderno XV - Equipamentos e Materiais Didáticos / Infr. Estr. escolar

3.16. Caderno XVI – Segurança na Sociedade e nas Escolas / Infr. Estr. escolar.

Introdução

A elaboração deste trabalho busca resgatar a minha trajetória de vida acadêmica e profissional. Basicamente, todos nós buscamos no decorrer de nossas vidas nos prepararmos para nossa vida profissional. Na infância começa nossa trajetória acadêmica que só termina quando nos aposentamos. Essa regra não vale para todos, pois muitos aposentados com idade até mesmo avançada voltam a estudar e cursam desde aperfeiçoamentos profissionais até graduações e pós-graduações. Esse fato deixa claro que enquanto estivermos vivos nosso desejo de nos aprimorarmos continuará existindo em nós.

Não buscamos o conhecimento apenas para termos uma atividade com melhor rendimento, mas principalmente pelo prazer de aprendermos algo novo que nos abre novos horizontes até então desconhecidos, acredito. Reconheço que “Quem sabe mais ganha mais e quem sabe menos ganha menos”. Essa verdade rege o mundo humano e isso nos faz procurar desesperadamente nos formar em alguma profissão e também procuramos formar nossos familiares em alguma profissão que seja rentável. Mas, acredito que o prazer sabermos cada vez mais sobre as coisas que nos rodeiam é melhor do que apenas termos uma renda maior.

Escrevi este trabalho pensando no aprendizado contínuo, que no decurso de nossas vidas, é algo natural e necessário, pois quando deixarmos de aprender estaremos chegando ao fim de nossa existência.

Minha vida escolar

A primeira vez que pisei em uma sala de aula eu tinha seis anos de idade. Não me recordo exatamente aonde, e qual o nome da escola, mas tenho algumas memorias muito claras em relação a merenda que eu achava muito saborosa, a forma rígida de ensinar e educar com palmatórias, castigos de se ajoelhar em grãos de milho e puxões de cabelo, e de como foi o meu aprendizado e alfabetização nessa época.

Mas não fiquei muito tempo nesta escola e logo nos mudamos para uma cidade chamada Nova Olímpia, no interior de Mato Grosso, onde estudei até a quinta série. Também tenho ótimas recordações desta época, que pra mim foi a melhor fase da minha vida. Depois estudei em varias escolas, mas só conclui o ensino médio por exame Supletivo em 2009.

E o ano passado comecei a fazer o curso de Ciências Biológicas pela UAB na modalidade EaD.

Minha inclusão na turma do curso

Em dois mil e onze eu trabalhava na escola Mario Spinelli, foi quando a secretaria Lediana Mara Soccol me informou que já estavam abertas as inscrições para a próxima turma do Profuncionário, então o mais rápido que pude reuni todos os documentos necessários e me inscrevi no curso, imaginando que o mesmo logo teria inicio, mas o curso só começou mesmo em 2013 e agora em janeiro de 2015 estou terminando o curso.

Minha trajetória no curso

Quando o curso teve início eu estava de licença maternidade, então eu não participei dos primeiros encontros, mas enviava todas as minhas atividades para a então tutora Terezinha Ferreira de Almeida.

O fato de não ter participado da abertura e do primeiro encontro do curso, eu fiquei meio perdida, e até recentemente tinha algumas dúvidas inclusive sobre o memorial. Mas com a ajuda e informações de algumas de minhas colegas, todas as minhas dúvidas foram esclarecidas durante o curso.

Como o Profuncionário teve uma duração de dois anos, aconteceram muitas coisas relevantes nesse período, muitos dos quais me impediram em algumas ocasiões de entregar as atividades no prazo, mas graças a Deus neste curso contamos em muitos momentos com a paciência e compreensão das nossas tutoras e coordenadora, as quais eu sou muito grata.

Como eu disse, muitos imprevistos aconteceram durante esse período de dois anos, um deles foi a internação do meu filho Miguel, que ficou internado durante trinta e quatro dias no Hospital Regional de Sorriso, o que me deixou incapaz de realizar as atividades durante esse período, e nesse momento difícil, mais uma vez contei com a compreensão da nossa coordenadora, e com a ajuda da minha irmã, para realizar as atividades e não ficar sem notas.

Bom, a minha opinião pode ser irrelevante, espero que ao expressar o meu ponto de vista eu não seja prejudicada, mas acho que o alto índice de desistência desse curso se deve a este fato, de que o profuncionário não é uma proposta objetiva.

Posso afirmar que meus pensamentos sobre diversos assunto mudou muito. Muita coisa que não sabia sobre os temas abordados durante o curso, me deu uma nova visão dos problemas enfrentados na educação brasileira. Acredito que tive um ótimo crescimento como pessoa durante o aprendizado e agora tenho uma visão critica embasada nos conhecimentos adquiridos. Antes, não dava opiniões sobre os temas da educação porque era leiga nos assuntos. Agora que estudei e aprendi, poderei participar dos debates sobre a educação e, quem sabe, fazer algo para melhorá-la.

A seguir, começarei a fazer minhas reflexões sobre cada módulo, levando em conta as ideias colocadas em meus trabalhos elaborados durante o curso e também o tema principal deste trabalho, e na sequencia os pratiques de cada módulo.

3.1. Caderno I - Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

O estudo deste módulo tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre a estrutura e a operação da educação escolar básica no Brasil, nas redes federal, estaduais e municipais, para desenvolver seu novo papel como cidadão, educador, profissional e gestor das escolas e dos órgãos dos sistemas de ensino, analisar os limites e possibilidades de construção de processos de participação que contribuam para o repensar, da gestão da educação e da escola pública, envolvendo os diferentes sujeitos da comunidade local e escolar, dando ênfase ao papel dos funcionários da educação.

Os conteúdos trabalhados se referiram a construção da identidade dos funcionários no contexto da estrutura e funcionamento da educação básica. A importância dos diferentes papeis existentes dentro do contexto escolar, sobre a consciência do educador do seu papel e que este se reflete no educando.

...

Baixar como  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »