TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Progestão Módulo VII

Artigos Científicos: Memorial Progestão Módulo VII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  3.901 Visualizações

Página 1 de 3

Memorial – Módulo VII

Progestão / 2012

Cursista: Roselane Carneiro Figueiredo

“ Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola?

Gerir o patrimônio escolar significa preservar, conservar e cuidar dos bens materiais e também dos bens imateriais que são sua identidade, sua história.

Quando pensamos em patrimônio escolar pensamos logo no patrimônio material, algo palpável, com custo determinado dificilmente referimos ao imaterial, constituído pela identidade da escola, historicamente construído em sua relação com a comunidade, a partir de seu projeto pedagógico.

O patrimônio bem formado e bem gerido é condição ideal para o bom desenvolvimento do processo pedagógico com qualidade e este não deve ser restrito apenas à sala de aula.

É evidente que cada uma das atividades relacionadas à gestão do ambiente físico possui repercussões imediatas na vida escolar e, portanto, precisam ser monitoradas, para que não influenciem negativamente a gestão pedagógica da escola.

O patrimônio imaterial é fundamental, ele é parte integrante da comunidade. É por esta razão que se torna importante resgatar e preservar a história da instituição e manter sua memória. A escola é o resultado de um conjunto de experiências acumuladas, do trabalho de muitas pessoas que lutaram por ideais, desenvolveram planos e projetos, alcançaram êxitos e amargaram fracassos.

A gestão do ambiente físico da escola pode ser planejada e executada a partir da estruturação de atividades em quatro conjuntos de ações: patrimônio escolar, material de consumo, espaços e aprendizagem e espaços comuns.

Gerir o patrimônio escolar tem com função garantir que os recursos obtidos pela escola para a compra dos bens permanentes, seja por meio do orçamento público, seja por meio de doações, passam a ser protegidos contra desvios de toda natureza, inclusive roubos e utilização incorreta.

Administrar com qualidade os materiais permanentes e de consumo requer do gestor zelo e competência administrativa, para manter, conservar, monitorar e disponibilizar com autonomia o que é de direito da comunidade escolar, sensibilizando-a de seus deveres.

1- O que de mais significativo aprendi neste módulo?

Que o patrimônio da escola pública precisa ser reconhecido por toda comunidades escolar e que cabe à equipe gestora articular esse processo de forma organizada e planejada.

2- Quais aplicações posso fazer deste “novo”conhecimento na minha vida?

Garantir a participação e a ação de todos os envolvidos no sentido de conservar, documentar e preservar o patrimônio material e imaterial e assim contribuir de maneira consistente para a formação de pessoas mais felizes e comprometidas com valores sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com