TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mendel

Resenha: Mendel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2013  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  588 Visualizações

MATÉRIA

PÁGINA DE CONTINUAÇÃO

Curso Completo de Topografia - SENCICO 00

Transmissão de Características Hereditárias

Publicada por Bioestudo em Quinta-feira, Dezembro 17, 2009

A transmissão de características hereditárias foi reconhecida e relatada por sucessivas gerações humanas, ao longo de milhares de anos. Em 1886, Gregor Mendel publicou os resultados de uma série de experiências com ervilheiras onde foram lançados os alicerces da genética.

Mendel levou a cabo experiências de monoibridismo, em que seguiu a transmissão de um único carácter hereditário. Para tal, cruzou linhas puras de duas variedades de ervilheiras que deferiam num carácter objectivo, fácil de observar e que apenas podia assumir uma de duas formas alternativas (flores brancas ou púrpura, caule baixo ou alto, sementes lisas ou rugosas, entre outras). Designou essa geração como geração parental (P). Aos descendentes da geração parental chamou geração F1 ou híbridos da 1ª geração e chamou geração F2 ou híbridos da 2ª geração à resultante do autocruzamento dos indivíduos da geração F1.

Mendel quantificou os indivíduos das gerações F1 e F2 em relação ao carácter em estudo e verificou que os indivíduos da geração F1 eram uniformes em relação a esse carácter e que na geração F2 surgia de novo o carácter ausente na geração F1 numa proporção de 1:3, que se repetia em todas as experiências. A figura seguinte ilustra uma das experiências de monoibridismo realizadas por Mendel.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com