TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Consumidor

Trabalho Universitário: Mercado Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  3.541 Palavras (15 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 15

MERCADO REVENDEDOR

Aquele que comercializa produtos fabricados por outras pessoas ou

empresa; quem revende

O QUE É?

O revendedor é o profissional que comercializa produtos de alguma marca, ou fabricados por outras pessoas e, na maioria das vezes trabalha como autônomo e exerce a profissão como atividade de renda complementar, ou trabalha em empresas de revenda. O revendedor é responsável por manter uma carteira de clientes, que, dependendo do produto comercializado, podem ser pessoas físicas ou empresas, por apresentar aos clientes os produtos, realizar visitas, fazer demonstrações e prestar consultoria a fim de destacar as qualidades do produto e estimular o cliente a comprar. A remuneração desse profissional, geralmente, é uma porcentagem do total da venda, porém também existem os que compram o material a ser vendido e depois adicionam seu lucro ao preço final.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

Para ser um revendedor é necessário demonstrar ao cliente o mínimo de conhecimentos gerais, na tentativa de conquistar a sua confiança. Conceitos de matemática e administração também são importantes. Outras características interessantes são:

carisma

boa apresentação

habilidade para lidar com as pessoas

capacidade de persuasão ou convencimento

capacidade de organização

capacidade de observação

perseverança

paciência

responsabilidade

QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?

Não existe uma formação específica para ser um revendedor, embora seja necessário que o profissional tenha um grau de instrução básico que o possibilite demonstrar os produtos, controlar as vendas e calcular os preços. Existem, no entanto algumas empresas que oferecem treinamento ou cursos de especialização para os seus revendedores. A maioria dos profissionais autônomos de revenda exercem essa atividade como fonte de renda complementar. Na área de vendas, o mais importante é ter experiência, saber vender, e ter boa capacidade de convencimento, ou seja, ter um bom poder de persuasão. Uma boa carteira de clientes também faz a diferença para o profissional dessa área.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

selecionar os produtos a serem vendidos, ou ter o catálogo de produtos

divulgar a marca, visando conseguir mais clientes

elaborar estratégia de venda

pesquisar o cliente

apresentar a marca aos principais clientes

verificar interesse de clientes pessoas físicas e empresas

fazer visitas de apresentação

em casos em que o cliente é uma grande empresa,analisar as necessidades da empresa, fazer visita de apresentação e demonstração, fazer os pedidos e acompanhar o processo até o final

demonstrar o produtos e evidenciar suas qualidades ou benefícios

fazer pedidos via catálogo ou encomenda

organizar a lista de produtos vendidos e calcular a comissão

entregar os pedidos, garantindo a satisfação do cliente

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

autônomo: é o profissional que exerce a atividade de revendedor sem vínculos empregatícios, apenas demonstrando os produtos via catálogo ou vitrine, fazendo os pedidos e ganhando comissões. Geralmente, esse revendedor exerce essa atividade como fonte de renda complementar. Ex.: marcas de cosméticos, roupas, acessórios, jóias, etc. Estes profissionais autônomos devem inscrever-se, contribuir e usufruir, futuramente, dos benefícios da Previdência Social. O revendedor autônomo está inserido na categoria contribuinte individual.

empresas: trabalha em uma empresa que revende os produtos ou serviços de outras marcas. As atribuições são, geralmente, as mesmas, porém esse profissional tem vínculos empregatícios com a empresa.

artesanais: trabalha com a revenda de produtos artesanais, nesse caso, o produtor e o revendedor possuem acordo de vendas estipulado entre eles.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado na área de vendas é sempre amplo, porém a concorrência é grande. Segundo a ABEVD ( Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) atualmente, no Brasil, existem mais de 1,5 milhão de pessoas trabalhando com revendas. O profissional deve sempre saber qual é o público-alvo do produto que revende e como cada produto tem um mercado diferente, o grau de dificuldade da venda varia. É necessário que o revendedor pesquise sobre o cliente, elabore uma estratégia e, partindo dela demonstre o produto, de modo a salientar as melhores características para o cliente. Para se destacar no mercado, o domínio do idioma inglês é interessante, principalmente para o profissional que revende produtos para grandes empresas. Conceitos de administração também são muito importantes para se destacar no mercado de trabalho competitivo.

CURIOSIDADES

A profissão de revendedor é uma das mais antigas do mundo. Antigamente, esses profissionais eram conhecidos como caixeiros-viajantes, e eram comerciantes itinerantes, que vendiam seus produtos por onde passavam, movidos por carroças e cavalos. Com a evolução das tecnologias, aos poucos, esses caixeiros-viajantes passaram a se apresentar melhor e começaram a se locomover de carros e ônibus. Atualmente, a profissão tem grande importância na economia, além de ser mais bem vista no mercado, a função desses profissionais é facilitar o acesso dos produtos ao consumidor e podem trabalhar em um campo tão amplo que vai de revendedores de grandes marcas a ambulantes.

http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/p/revendedor#.U-d84uNdXfI

Mercado Revendedor: são organizações que adquirem bens e serviços para posterior revenda; Quem compra tem com o objetivo de manter seu funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com