TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Trabalho

Casos: Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmicos

O mercado de trabalho vem sendo discutido há muito tempo, mas ganhou muita força e destaque no ambiente acadêmico e na sociedade em geral. Varias discursões se estendem dos níveis primários superiores e envolve desde a baixa remuneração docente, ausência de incentivos políticos e financeiros, baixa qualidade do ensino, proliferação de cursos em nível superior, baixa qualificação profissional, incompatibilidade entre conteúdos transmitidos no ambiente acadêmico, e transpondo para mercado de trabalho entre outros.

O mercado de trabalho da engenharia civil vem crescendo muito, em aspectos acadêmicos, os estagiários são muito procurados pelas empresas, pois podem se mostrar competentes e com uma grande capacidade de aprender coisas novas.

O ideal é que o estudante mantenha em paralelo ao curso um estágio, procurando mudar diversas vezes dentro das áreas de engenharia civil, adquirindo um amplo conhecimento prático.

A necessidade de estágios é tão grande que são poucos os engenheiros que se formam em cinco anos, face à necessidade de dividir o tempo entre estudos e estágios se quiserem ter chances reais de bons empregos quando formados.

Profissionais

A velocidade das mudanças no cenário do Mercado de Trabalho na Construção Civil impõe mudanças no perfil profissional principalmente do Engenheiro Civil na perspectiva das empresas, que buscam identificar engenheiros que sejam agentes de mudanças nas organizações. O desafio dos profissionais da área de Recursos Humanos tem sido encontrar no Mercado de Trabalho o perfil esperado pelas empresas desses profissionais da Engenharia Civil. Com o crescimento na construção civil, a engenharia civil passou a ser um dos cursos muito procurados, com os eventos internacionais vindos para o Brasil a demanda aumentou de forma significativa, porem com tantos profissionais o mercado de trabalho poderia ser melhorado com novas ideias de atuação dos engenheiros. Ampliando seu conhecimento o profissional pode ser mais procurado no mercado de trabalho por empresas de alto escalão.

Aspectos sociais

O ramo da engenharia civil tem uma importância única relacionada à sociedade em geral. Ao longo dos anos o mercado de trabalho foi se mostrando mais apto a novas iniciativas e ideias voltadas para os aspectos sociais e funcionais, de longo e curto prazo, mas a demanda para tal crescimento necessita de investimentos de iniciativas empresariais e mais importante governamentais.

Uma parte da população brasileira ainda vive em moradias precárias onde não se tem segurança. Casas construídas em beiradas de barrancos e em encostas de morros são os maiores focos de desmoronamentos em todo país em épocas de grandes índices fluviais. A parte do engenheiro civil e do governo é indispensável nesse aspecto, para a criação de projetos habitacionais para a população com uma baixa renda e tanto para a abertura de novos empregos em grande escala.

Por esta razão, é importante que o Engenheiro Civil receba em sua formação a conscientização de que, enquanto profissional, pode ser um agente de mudanças e de promoção do desenvolvimento social, atuando diretamente no mercado da construção ou junto aos setores governamentais, porém, sempre na constante busca pela gestão da construção de forma sustentável com responsabilidade social.

Individual

Se uma pessoa quer ingressar no mercado de trabalho atual, precisamente na área de engenharia civil, e pretende ser um bom empreendedor, se mantendo sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com