TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Trabalho

Monografias: Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

O principio do neoliberalismo é que um país subdesenvolvido está à mercê do domínio dessa ideologia neoliberal. “Os Quatro Pilares da Educação” que mostra que a educação é muito importante e que deve sempre continuar crescendo, não só no Brasil mais em todos os países. O documento fala que existe quatro maneiras do aprender, que são elas o Aprender a Conhecer, o Aprender a Fazer, o Aprender a Conviver e o Aprender a Ser, com isso acreditam que o mundo ficará muito mais evoluído no sentido da educação.

Sendo levado em conta a influencia do neoliberalismo seria um avanço de certa forma e já de outra uma perca, pois existem vários pensamentos no neoliberalismo alguns que ajudariam e outros que nem tanto. O principio do neoliberalismo é que um país subdesenvolvido está à mercê do domínio dessa ideologia neoliberal. Que a todo ver cresce cada vez mais abrangendo esses países.

O impacto da globalização e do neoliberalismo no direcionamento das políticas educacionais no Brasil aconteceu na hora certa, pois tendo em vista que utilizaram do documento “Os Quatro Pilares da Educação” que mostra que a educação é muito importante e que deve sempre continuar crescendo, não só no Brasil mais em todos os países. O documento fala que existe quatro maneiras do aprender, que são elas o Aprender a Conhecer, o Aprender a Fazer, o Aprender a Conviver e o Aprender a Ser, com isso acreditam que o mundo ficará muito mais evoluído no sentido da educação.

Sendo levado em conta a influencia do neoliberalismo seria um avanço de certa forma e já de outra uma perca, pois existem vários pensamentos no neoliberalismo alguns que ajudariam e outros que nem tanto. Ao longo do processo constitucional, de 1823 a 1988, podem-se identificar certos efeitos para a educação nas Constituições; pois as sociedades constantemente sofrem mudanças de ordem econômica, social, política e cultural e os indivíduos que delas participam também evoluem para se adaptarem às novas situações conjunturais. Todas essas transformações resultam em alterações nos relacionamentos das pessoas entre si e com as organizações governamentais e não governamentais; gerando mudanças de mentalidade, usos e costumes, de condutas morais e logicamente das leis, que são a base de sustentação do exercício da cidadania. É por isso que as normas legais estão permanentemente em mudança e os legisladores sempre buscam adaptá-las à realidade em evolução, especialmente a abertura do ciclo das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Ao longo deste estudo foi possível constatar que nosso sistema de ensino deixa em muito a desejar, e estar longe de assegurar pelo menos a educação básica a todos os cidadãos, talvez por este ensino não ser obrigatório e somente uma parte dele que é o ensino fundamental. Sugerimos então que nossos legisladores (deputados e senadores) criem uma emenda constitucional tornando obrigatória e gratuita toda a educação básica contemplando assim a educação infantil que a cada ano vem expandindo-se e o ensino médio uma vez que é a ponte do educando rumo ao ensino superior ou diretamente ao mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com