TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Quantitativos

Casos: Metodo Quantitativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Nesta unidade vamos estudar os conceitos que permeiam as definições para os métodos qualitativos e quantitativos.

Entender como se identifica cada um

Baseados neste conceitos, fazer com que sejam aplicados no decorrer deste curso, disciplina de métodos quantitativos

O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos.

O que são procedimentos metodológicos? São caminhos previstos pelo método científico:

delimitação de um problema e objetivos específicos; realização e interpretação de observações, com base nas relações encontradas, fundamentandose, se possível, nas teorias existentes.

Métodos quantitativos

São caracterizados pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas: percentual, média, desvio- padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, dentre outras.

É aplicado nos estudos descritivos (O QUE É):

Descobrir e classificar a relação entre variáveis;

Investigar a relação de causalidade entre fenômenos.

Prevêem a mensuração de variáveis previamente estabelecidas, verificando e explicando sua influência sobre outras variáveis, mediante a análise da freqüência de incidências e de correlações estatísticas.

Exemplos:

uma situação específica, um grupo ou um indivíduo; abordagem de aspectos amplos de uma sociedade (descrição da população economicamente ativa, do emprego de rendimentos e consumo, do efetivo de mão-de-obra: levantamento da opinião e atitudes da população acerca de determinada situação; caracterização do funcionamento de organizações; identificação do comportamento de grupos minoritários.

Exemplo de uma situação específica:

A reação de um gestor escolar sobre o uso de novas técnicas no ensino da geografia.

Observação: visa apenas investigar as reações e não os fatores que as determinam, bem como a relação entre as reações do gestor e seu estilo de dirigir a escola.

O estudo descritivo identifica, ordena e classifica as características dos fenômenos. Através desta dinâmica surgem novos estudos descritivos que procuram explicar os fenômenos, ou seja, analisar as variáveis que influenciam ou causam o surgimento dos fenômenos.

É muito importante estudos que correlacionem variáveis para um melhor entendimento do comportamento de diversos fatores e elementos que influem, causalmente, sobre determinado fenômeno.

Estudo de correlação de variáveis:

Escore contínuo: testes de inteligência, testes de avaliação e testes padronizados. Por exemplo: ao se medir o QI de um indivíduo é possível obter teoricamente um escore em qualquer ponto da amplitude. As informações são expressas em, apenas, duas categorias.

Dicotomia artificial: a divisão dos habitantes de um bairro em duas categorias segundo o nível de renda familiar, isto é, aqueles com renda alta e aqueles com renda baixa. Ao se compararem os indivíduos de ambos os grupos, é possível verificar que são semelhantes em vários aspectos , exceto quanto à renda familiar.

Dicotomia verdadeira: é desnecessário estabelecer um ponto arbitrário para dividir o número de casos em dois grupos. Neste caso, os membros de um grupo possuem algumas características que, de fato, os diferenciam dos indivíduos do outro grupo, por exemplo, a variável sexo.

Categórica: quando, por exemplo, a variável sexo pode ser estudada na perspectiva da aprendizagem, aspirações, nível salarial.

Observe-se a título de ilustração:

Uma escola realiza uma pesquisa para verificar se a instrução programada proporciona maior desempenho do aluno do que a utilização convencional do livro-texto. O resultado apresentou maior desempenho de alunos que se utilizaram da instrução programada. Isso não significa que tal resultado possa ser generalizado para todos os estudantes.

Deve-se considerar: a realidade;

as características pessoais dos alunos;

as possíveis interferências de outros fatores,quando se trata de aplicação em diferentes séries;

que o experimento só poderá ser reconhecido e considerado somente no momento em que ocorreu.

Métodos qualitativos

São caracterizados pelo não emprego da quantificação, ou seja, deixa de considerar, prioritariamente, um instrumental estatístico como base do processo de análise de um problema.

Não pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogêneas.

Isso não quer dizer que há uma separação entre estudos quantitativos e qualitativo

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »