TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Do Trabalho Academico

Dissertações: Metodologia Do Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  1.309 Visualizações

Página 1 de 7

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais antecedem o texto propriamente dito, constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho.

Tendo em vista o sentido literal da expressão “pré-textuais”, cabe ressaltar que se trata daqueles elementos que antecedem o texto propriamente dito, sendo esses constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho em evidência. Nesse sentido, o objetivo do artigo em pauta é deixá-lo (a) bem informado (a) acerca dos pressupostos relativos a esta parte tão importante do seu trabalho.

Lembrando que alguns elementos, consoante às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), são obrigatórios, sendo que outros são concebidos como opcionais.

Capa – Considera-se como elemento obrigatório, o qual deve se constituir dos itens relacionados numa ordem sucessiva, evidenciados abaixo:

• Nome da instituição na qual foi realizado o trabalho (de caráter opcional);

• Nome do autor;

• Título e subtítulo (esse segundo, caso haja);

• Número de volumes, sendo que no caso de haver mais de um, em cada capa deverá constar a identificação do respectivo volume.

• Local (cidade) da instituição na qual o trabalho deverá ser apresentado;

• Ano da entrega.

Segue exemplo:

Folha de rosto – Elemento também obrigatório, no qual deve conter as informações já evidenciadas na capa, acrescidas das informações essenciais que dizem respeito à origem do trabalho. Exemplo:

Folha de aprovação– Considerada um elemento obrigatório, localizada logo após a folha de rosto, constituída das seguintes partes:

• Nome do autor;

• Título e subtítulo, caso haja;

• Natureza;

• Objetivos;

• Nome da instituição;

• Área de concentração;

• Data da aprovação;

• Nome, titulação, assinatura dos componentes da banca e instituições de que fazem parte.

Segue modelo representativo:

Dedicatória – Tal parte é também considerada opcional, cujo objetivo se destina à homenagem direcionada a pessoas consideradas especiais por parte do autor.

Exemplo: Dedicamos este trabalho a todos àqueles que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho, que nos deram força e nos motivaram para chegarmos até aqui.

Agradecimento – Idem ao elemento anterior em relação à obrigatoriedade, essa parte se destina ao sentimento de gratidão por parte do autor do texto, endereçada a pessoas as quais são consideradas especiais, importantes para ele.

Exemplo:

A Deus acima de tudo, por estar presente em nossas vidas, nos guiando e nos dando forças para alcançarmos nossos sonhos!

Aos nossos pais, que foram nossos alicerces, nos encorajando a superar nossos desafios, e nos motivando a subir cada dia um novo degrau. Aos professores, que nos direcionaram, e todos os que contribuíram na decorrência deste trabalho.

Epígrafe – Elemento opcional, cujo objetivo é fazer alusão a frases ditas por outrem, tais como um escritor, um filósofo, nas quais o discurso tem semelhança com o apresentado pelo texto.

Exemplo:

Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.

Charles Chaplin

Resumo em Língua Portuguesa – Elemento de uso obrigatório, consiste em explanar acerca das principais ideias abordadas no texto. Esse deve conter no máximo 250 palavras (aproximadamente 15 linhas).

Resumo em língua estrangeira - Caracteriza-se como um item obrigatório, o qual se destina a visualização por parte de pessoas dominantes de outro idioma.

Lista de abreviações – Também opcional, destina-se à exposição sequencial das ilustrações contidas no trabalho, tais como gráficos, tabelas, fotografias, entre outras. Nela deve conter o nome da ilustração e a página em que se encontra.

Lista de abreviações e siglas – De forma opcional, apresenta-se também como um norte conferido ao leitor, no sentido de deixá-lo a par de todos os aspectos nela contidos, como, por exemplo: ABNT – Associação brasileira de Normas e Técnicas.

Sumário – de natureza obrigatória, o sumário tem por objetivo evidenciar o título de cada seção referente ao trabalho, seguido do número da página em que se encontra. Segundo a ABNT, esse se define por "Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede" (NBR 6027).

Elementos textuais

Todas as partes que constituem o trabalho acadêmico são de igual importância, essenciais a ele.

Compreendendo a Introdução, o Desenvolvimento e as Considerações finais, os Elementos Textuais deixam evidentes ao leitor todos os argumentos firmados, fazendo-o crer que tudo o que foi abordado tem sentido.

Introdução

“É a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho”. ABNT NBR 14724 (2005, p. 6).

Para dar início ao desenvolvimento é preciso retomar o projeto de pesquisa. Nele você elucida acerca de tudo aquilo que planeja executar na pesquisa, retratando a importância do tema, a problemática abordada, a justificativa, objetivos, metodologia e referencial teórico no qual se embasará para construir suas ideias, expor seus posicionamentos.

Feito isso, especificamente mais ao final do texto, torna-se necessário que você explane de forma sucinta os tópicos abordados no interior do trabalho, de forma a deixar o leitor informado acerca do que encontrará pela frente, permitindo-lhe ter uma visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com