TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Das Estruturas Organizacionais, Dos Processos Organizacionais, Da Responsabilidade Social, Da Metodologia Do Trabalho Acadêmico, Da Administração Financeira E Do Empreendedorismo E Plano De Negócios Quais Os Benefícios Que Essa Disciplin

Artigo: Importância Das Estruturas Organizacionais, Dos Processos Organizacionais, Da Responsabilidade Social, Da Metodologia Do Trabalho Acadêmico, Da Administração Financeira E Do Empreendedorismo E Plano De Negócios Quais Os Benefícios Que Essa Disciplin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  1.696 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva analisar a importância das Estruturas Organizacionais, dos Processos Organizacionais, da Responsabilidade Social, da metodologia do trabalho acadêmico, da Administração Financeira e do Empreendedorismo e Plano de Negócios quais os benefícios que essa disciplina oferece na Administração de Empresas.

1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO

Definição: “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA)

As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento. As atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido. Se não for desta forma, tudo vira uma grande confusão.

A Estrutura Organizacional pode ser de dois tipos: formal e informal.

Estrutura Formal: é aquela representada pelo organograma. Todas as relações são formais. Não se pode descartá-la e deixar funcionários se relacionarem quando eles não devem ter relações diretas.

Estrutura Informal: é o relacionamento entre as partes fora do Organograma, ou seja, as relações não estão previstas.

A estrutura informal surge naturalmente. Ela pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode, também, atrapalhar, realizando procedimentos errados.

Por exemplo, um funcionário recebeu um documento sem carimbo. Se ele seguir a estrutura formal, o papel deve retornar pelo mesmo caminho que veio. Caso resolva ir buscar o carimbo diretamente, ele está criando uma relação informal.

1.1. TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS FORMAIS

As estruturas organizacionais formais podem ser dos seguintes tipos:

• Funcional - é estruturada por função da empresa.

• Territorial - é usada quando a empresa é dispersa.

• Produtos/Serviços – quando a empresa tem várias linhas de produtos.

• Clientes - por tipo de cliente.

• Processos - etapas de um processo.

• Projetos - a alocação de pessoas e recursos é temporária. Matricial - a equipe trabalha para dois comandos simultaneamente.

• Mista - mistura os vários tipos de estruturas para se adaptar à realidade.

Devido à competição de mercados, as estruturas organizacionais tendem a ficar cada vez mais enxutas.

2. CONCEITO DE PROCESSO ORGANIZACIONAIS E SUA IMPORTANCIA

Segundo Harrington (1993), processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos. O processo de fabricação recebe como entrada uma solicitação do cliente e matéria-prima, trabalha essa matéria-prima segundo as especificações do produto e gera o produto solicitado pelo cliente.

De acordo com Hammer e Champy (1994), processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem, ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.

Davenport (1994) conceitua um processo como uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados. Segundo o autor, tais atividades são estruturadas com a finalidade de agregar valor aos inputs, resultando em um produto para um cliente.

Na abordagem de Oliveira (1996), processo é um conjunto de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa.

Gonçalves (2000) define processo como qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. O autor destaca também a característica de interfuncionalidade dos processos, ou seja, a maioria dos processos empresariais, especialmente os processos-chave ou primários, atravessa as fronteiras das áreas funcionais da organização, podendo envolver não só aspectos intraorganizacionais (interação entre os processos internos da empresa), mas também interorganizacionais (interação com os processos de outras organizações).

Em uma organização, é grande a importância da sua cadeia de valores e do seu sistema de valores para a criação de vantagem competitiva. A cadeia de valores é definida como o conjunto de atividades física e tecnologicamente distintas através das quais uma empresa cria um produto valioso para os seus compradores. O sistema de valores representa a integração da cadeia de valores da organização com as cadeias de valores dos fornecedores e dos canais de distribuição.

Comparando as abordagens, podemos concluir que um processo consiste em um conjunto de atividades executadas sequencialmente e que apresentam uma relação lógica entre si. Tais atividades adicionam valor aos inputs (insumos) do processo, gerando um resultado identificável sob a forma de bens, serviços ou informações: os outputs. O resultado do processo é sempre direcionado a um cliente, seja ele interno ou externo.

2.1 A ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL COMPARADA A ORGANIZAÇÃO ORIENTADA PARA PROCESSOS

As empresas tradicionais tendem a fragmentar o trabalho em atividades especializadas, encerradas dentro de unidades organizacionais delimitadas e estáticas cada uma comandada por um chefe que controla as tarefas de seus subordinados. Nesse tipo de organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com