TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Um Questionário

Casos: Metodos De Um Questionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2012  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 2

1 .INTRODUÇÃO

Embora nem todos os projetos de pesquisa utilizem o questionário como instrumento de recolha e avaliação de dados, este é muito importante na pesquisa científica, especialmente nas ciências da educação. Construir questionários não é, contudo, uma tarefa fácil, mas aplicar algum tempo e esforço na sua construção podem ser um fator favorável no “crescimento” de qualquer investigador.

Não existe um método-padrão para se formular um questionário. Porém, existem algumas recomendações, bem como fatores a ter em conta relativamente a essa importante tarefa num processo de pesquisa.

O objectivo deste trabalho é, assim, discutir a construção de um questionário apresentando-se sugestões de tarefas e cuidados a serem tomados, dentro de uma sequência lógica, de modo a que este instrumento tenha eficácia para a finalidade a que se destina.

Após esta introdução, este trabalho está estruturado do seguinte modo: numa primeira parte define-se o papel do questionário e discutem-se alguns cuidados a ter na construção das questões que o constituem. Dessa forma procura-se mostrar a importância de serem cumpridos os diversos cuidados necessários para que o questionário seja bem construído e bem aplicado e assim ser reduzido o nível de erro. Numa segunda parte, apresentam-se alguns critérios para um bom questionário, e algumas informações importantes que definem um bom questionário, bem como os vários tipos de questionários e escalas para tratamento dos dados obtidos. Numa terceira etapa discutem-se alguns cuidados a ter no desenvolvimento do questionário, seguido de vários passos para formulação e aplicação do questionário.

Espera-se que este trabalho seja útil para futuras pesquisas, que suportadas por questionários bem elaborados conseguirão atingir mais rápida e economicamente os seus objectivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com