TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Quantitativos

Ensaios: Metodos Quantitativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

A macroeconomia estuda em geral a economia analisando o comportamento de grandes agregados como renda, produtos, níveis de preços, desemprego e emprego, estoque da nossa moeda, balança de pagamentos, taxa de juros e a taxa de câmbio. A macroeconomia estabelece relações entre grandes agregados e nos permite entender algumas interações. A mesma visa os aspectos de curto prazo. A macroeconomia tem metas como aumentar o nível de emprego, estabilizar os preços no mercado, distribuir a renda, expandir a economia, solucionar problemas de objetivos. A estrutura da macroeconomia é composta pelos seguintes mercados: Mercado de Bens e Serviços, que comanda o nível de produção agregada e o nível de preços; Mercado de Trabalho, que admite que existe um tipo de mão-de-obra independente de características, que determina a taxa de salários e o nível de emprego; Mercado Monetário, que analisa a demanda da moeda corrente e a oferta dela pelo Banco Central, ou BACEN, que é quem determina a taxa de juros; Mercado de Títulos, que analisa os agentes da economia superavitários que possuem um nível de gastos inferior à sua renda e os deficitários que possuem gastos acima do seu nível de renda e Mercado de Divisas, que depende de exportações e da entrada de capitais financeiros pela quantidade de importações e a saída de capital financeiro.

Microeconomia, que também chamamos de Teoria dos Preços é o ramo da ciência econômica que estuda as unidades de consumo (os indivíduos e as suas famílias); estuda a formação de preços do mercado, ou seja, como se interagem a empresa e o consumidor e como decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço prestado. Analisa o como funciona a oferta e a demanda (procura) na formação dos preços.

Três assuntos são recorrentes quando falamos sobre economia, são eles: Inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.

A inflação é o aumento descontrolado e exagerado dos preços. Isto dá-se quando há maior demanda que oferta, ou seja, há maior procura por determinado produto, o que leva ao aumento de preços de forma generalizada ou quando algum produto sofre, de forma isolada, um aumento que se transmite a outros produtos. A inflação está constantemente na mídia, como por exemplo nesta notícia: A inflação oficial do País, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou e subiu 0,35% em setembro, ante alta de 0,24% em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).(Estadão, 2013, p. 1). Acredito que deve haver equilíbrio na rotação de nossa moeda para não encarecer tanto os produtos.

Outro tema recorrente na nossa economia é a Taxa de Juros. Como podemos observar, a mesma representa o valor do dinheiro no tempo e, como qualquer preço, tem o valor genuíno determinado pela lei da oferta e da demanda – mercado regulado pela própria força.

As taxas de juros têm grande influência nas decisões de captação e aplicação de recursos das empresas, a curto e a longo prazo, pois as variações afetam suas políticas para conceder crédito, negociar com seus fornecedores, fazer investimentos, etc. Em momentos de taxa de juros alta, as organizações tendem a reduzir seus investimentos ou aguardam um momento mais adequado para realizá-los. E ao se depararem com taxas de juros extremamente baixas, estas empresas e organizações são motivadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com