TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Quantitativos Apicados A Gestão Empresarial

Casos: Metodos Quantitativos Apicados A Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Por: Erickson Coelho

O QUE É BIOSSEGURANÇA?

Definição nessa linha diz que "a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados". Este foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade.

OBJETIVO

Sabemos que nos últimos quarenta anos o mundo empresarial evoluiu de uma forma surpreendente em tecnologia, mas infelizmente essa evolução não trouxe consigo as modernidades no assunto de segurança. Uma grande camada ainda trata seus colaboradores com total desrespeito a normas de segurança e empregando-os ainda em regime escravista, ferindo seus direitos como cidadãos.

Diversos órgãos internacionais procuram de alguma forma orientar países que tiveram em sua história a prática do trabalho escravo a reverter essa situação. Com pouco sucesso até então a ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu nos últimos anos certos tipos de punições a países que não apresentaram mudanças na área de segurança de seus trabalhadores, uma delas e talvez a mais importante atitude foram os embargos a produtos fabricados. Uma série de diretrizes foram instaladas para que as empresas exportadoras fossem obrigadas a deixarem o escravismo e tratarem seus funcionários com certa dignidade, garantindo-lhes segurança e apoio funcional em suas atividades.

O Brasil é um caso sério quando se trata a segurança ocupacional dos seus trabalhadores. Apesar de contar com leis e normas específicas para o assunto a mais de trinta anos, pouco se mudou até então. Contando com tantas leis, mas sem fazer que as mesmas sejam cumpridas fica em ênfase no cenário mundial com um alto índice de acidentes de trabalhos.

Para mudar essa situação, universidades, faculdades e outros estabelecimentos de ensino, promovem em sua grade curricular a “biossegurança” tentando assim formar novos profissionais, consciente dos seus direitos, deveres para garantir segurança tanto individual quanto coletiva. Disseminando seus conhecimentos para um número cada vez maior de pessoas.

É esse objetivo que este trabalho tem, de informar e ensinar métodos de cumprimento as leis e as normas e garantir sempre a segurança ocupacional dos novos profissionais que entram para o mercado de trabalho.

UM POUCO DA HISTÓRIA - CHERNOBYL - 26/04/1986

O maior acidente civil registrado por radiação

Por: Erickson Coelho

O maior acidente nuclear aconteceu na usina Chernobyl, construída na cidade de Pripyat, na Ucrânia. No dia 26 de abril de 1986, técnicos tentaram fazer um teste na usina e acabaram provocando uma reação em cadeia que terminou com a explosão do reator nuclear. Até hoje não se sabe ao certo se o problema foi causado por erro humano, por uma falha de projeto do reator ou pela soma de ambas. Na época, a Ucrânia fazia parte da União Soviética, que tinha um governo fechado para o resto do mundo, o que dificultou a divulgação de mais detalhes sobre o acidente. Mas a dimensão da tragédia foi tão grande que estações de monitoramento na Suécia e na Finlândia captaram níveis anormais de radioatividade no ar e deram o alerta mundial. Estima-se que 30 pessoas tenham morrido nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com