TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos básicos De Treinamento

Monografias: Metodos básicos De Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos Básicos de Treinamento

A metodologia do condicionamento físico tem como característica métodos diferenciados, em que o exercício pode ser realizado de maneira ininterrupta (contínua) ou com breve intervalo de recuperação (intervalado). Podendo ainda sofrer variações como características constantes ou variadas, de maneira progressiva, regressiva e/ou variável.

Prescrição da intensidade de trabalho pela freqüência cardíaca (FC).

A prescrição pela FC representa a forma mais simples de orientação e controle do treinamento físico. É necessário o uso de um modelo matemático para sua predição:

FCmáx = 220 – idade

Através desta conta básica conseguimos identificar a freqüência cardíaca máxima que o indivíduo deve respeitar no treinamento, porém o Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda a utilização da freqüência cardíaca de reserva (FCR) para o controle da intensidade do exercício que podemos realizar através da fórmula abaixo:

FCreserva = FCmáxima – Fcrepouso

Os indivíduos com baixo condicionamento deverão iniciar seu treinamento com intensidades entre 40% e 50% da FCR, para os indivíduos já treinados as intensidades devem variar entre 60% e 90% da FCR para se obter melhoras significativas no treinamento.

Métodos de treinamento

Como mencionado anteriormente segue a descrição de algumas metodologias de treinamento aeróbio, suas explicações e exemplos de aplicação de tal método.

Método Contínuo

O método contínuo aumenta a participação dos ácidos graxos livres como fonte de energia e também aumenta a mobilização de triglicerídeos do tecido adiposo, o que acarreta a diminuição da gordura corporal. Existem quatro tipos de treinamento contínuo:

Contínuo fixo: caracteriza-se pela manutenção da intensidade durante todo o período de treinamento

Exemplo: Corrida de 35 minutos a uma velocidade de 7km.

Contínuo Progressivo: caracteriza-se pelo aumento progressivo da intensidade durante o período de treinamento

Exemplo: Corrida de 20 minutos, velocidade inicial de 8km, e a cada 5 minutos aumento de 1km

Contínuo Regressivo: caracteriza-se pela diminuição contínua da intensidade durante o período de treinamento

Exemplo: Corrida de 30 minutos, velocidade inicial de 10km, e a cada 5 minutos diminuição de 0,5km

Contínuo Variável: método conhecido como Fartleck, foi utilizado inicialmente por corredores de meio-fundo e fundo, mas com algumas adaptações pode ser utilizado em qualquer esporte. Caracteriza-se pela alternância da intensidade que pode variar progressivamente ou regressivamente durante o período de treinamento.

Exemplo: Corrida de 30 minutos, velocidade inicial de 8km, e a cada 5 minutos a velocidade varia para um valor acima ou abaixo de 8km

Método Intervalado

Caracteriza-se por estímulos controlados seguidos de recuperações controladas, o que leva a uma predominância da intensidade sobre o volume. Proporciona o desenvolvimento da velocidade e da resistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com