TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consideração do desenvolvimento de métodos que otimizem a qualidade do treinamento

Artigo: Consideração do desenvolvimento de métodos que otimizem a qualidade do treinamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Trabalhos como este buscam analisar a situação e percepção de um determinado grupo, por determinado assunto, e isto não significa que esse seja o padrão de todas as instituições de ensino que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, porém, o grupo foi selecionado considerando um padrão de excelência, valorizando, nesse sentido, as informações obtidas.

Levando-se em conta que a maioria das instituições possui horas de atividades complementares e que, as instituições que não possuem essas atividades, manifestaram sua tendência em se adaptar a essas práticas em seus projetos pedagógicos, podemos considerar essas atividades como regularmente utilizadas nas instituições de qualidade.

De acordo com os estudos efetuados compreendemos que as instituições, com conceito satisfatório pelos critérios estipulados, têm atividades complementares com carga horária diferente, têm manual de orientação para os alunos e não há padrão quanto ao que é, ou não, considerado como atividades complementares.

Quanto às práticas, as atividades são gerenciadas pela coordenação e a maioria das instituições mantém departamentos ou pessoas especificas para cuidar destas atividades que, comumente,

são comprovadas com documentos entregues nos prazos determinados aos departamentos, para a secretária ou para os professores responsáveis.

Quanto ao custo ou benefício das atividades complementares, esta questão esteve divida por estratégia de utilização, mas, esta não pareceu ser o incentivo ou o motivo para deixar de ter atividades complementares.

Quanto às dificuldades, a maioria respondeu que a maior dificuldade é a organização burocrática; poucos responderam que é a falta de tempo do aluno, o que é satisfatório e indica que o aluno é estimulado a se organizar de forma a priorizar à educação. Nenhuma instituição respondeu possuir estratégias que possibilitem aos alunos que trabalham de dia e estudam a noite, que representam a maioria, ter tempo para estas atividades que podem ser feitas aos fins de semana, nas férias, na própria instituição e algumas instituições aceitam, inclusive, experiências profissionais. Assim, cabe ao aluno se organizar para atender essa tarefa e, por outro lado, as instituições podem usufruir das possibilidades da parcela de ensino a distância, por exemplo, para reorganizar o calendário e deixar dias livres para oferecer atividades, ou, para que o aluno busque em outras instituições cursos e atividades que possam ser consideradas como complementares.

A percepção dos coordenadores, de maneira geral, foi satisfatória com relação à contribuição do desenvolvimento profissional do aluno e para a qualidade do curso; não houve relatos de insatisfação quanto aos cursos terem atividades profissionais e a percepção dos coordenadores com relação à aceitação dos alunos é boa.

Ao questionar se caso não fosse obrigatório haveria na carga horária do curso as atividades complementares, a grande maioria respondeu que

sim considerando a importância do aluno em buscar seu próprio conhecimento. Evidentemente, informações novas não são bem vindas quando os professores não estão preparados, ou estão de certa forma, acomodados. Nesse sentido, as atividades complementares se tornam uma ferramenta que força a atualização dos professores.

Este estudo se limitou a estudar questões relacionadas dinâmica da utilização de atividades complementares, nota-se evidente a restrição das pessoas em fornecer informações, seja por falta de tempo ou por não querer divulgar as informações, inclusive no âmbito acadêmico.

Tentou-se reduzir o número de questionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com