TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Resenha: Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

1-CÉLULA PROCARIOTA:São organismos unicelulares que não possuem um envoltório nuclear, cujo material genético encontra-se disperso no citoplasma. Esta definição engloba todos os organismos dos domínios Bactéria e Archaea.CÉLULA EUCARIOTA: inclui todos os seres vivos com células que possuem núcleo que delimita o seu material genético do citoplasma.

2-As bactérias gram-negativas têm uma camada de lipopolissacarídeos sobre a parede celular de peptidioglicanos, o que impede a fixação do corante. As bactérias gram-positivas absorvem bem o corante violeta-cristal porque possuem parede celular constituída basicamente de peptidioglicanos, sem camada lipopolissacarídica. Funções: -gram- negativa da superfície celular, . regular alargamento da parede celular durante a divisão celular (regulação da autolisina/gram positiva; prevenir choques osmóticos.

3-A lavagem com álcool 99,5º GL dissolve o complexo corante-iodo, e a se a parede celular for permeável a este, arrasta-o para fora da célula. As bactérias capazes de preservar a coloração roxa do 1º corante, o violeta de Genciana, designam-se por Gram positivas. As bactérias que, após a lavagem com álcool-acetona, são incapazes de reter o violeta de Genciana, designam-se por Gram negativas, corando pela fucsina diluída que se fixa apenas nas bactérias Gram-negativas. Resumindo, as bactérias Gram positivas coram de roxo e as Gram negativas coram de vermelho. Esta técnica de coloração permite então a distinção entre bactérias com parede celular mais ou menos rica em peptidoglicanos. De referir que embora uma bactéria Gram negativa nunca possa corar positivamente pelo Gram, uma bactéria estruturalmente Gram positiva pode corar negativamente se a sua parede de peptidoglicano for destruída ou danificada (ex. envelhecimento celular ou acção de lisozimas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com