TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Tese: Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE METROPOLITANA FAMA

Professor: Tiago

Disciplina: Microbiologia

Aluno: Marcos Rodrigues Dias

Curso: Farmácia 4° Período

Principais meios de cultura utilizados no laboratório de microbiologia

Anápolis-GO

Novembro de 2014

Principais meios de cultura utilizados no laboratório de microbiologia

Os meios de cultura são um conjunto de substâncias, formuladas de maneira adequada, capazes de promover o crescimento bacteriano, em condições de laboratório. Além da composição química, deverão ser consideradas aspectos físicos relativos a temperatura, aeração e tempo, que constituem as principais variáveis que interferem diretamente no crescimento bacteriano. Eles podem ser divididos em: meios de enriquecimento, transporte, seletivo, diferencial e indicador.

Meios de enriquecimento:

São meios, geralmente, líquidos de composição química rica em nutrientes, com a finalidade de permitir que bactérias contidas numa amostra clínica aumentem em número, possibilitando um melhor isolamento.

 Ágar Sangue (AS)

Princípio: O meio de Ágar sangue, oferece ótimas condições de crescimento a maioria dos microrganismos. A conservação dos eritrócitos íntegros favorece a formação de halos de hemólise nítidos, úteis para a diferenciação de Streptococcus spp. E Staphylococcus spp.

Utilidade: Ele é usado para o isolamento de microrganismos não fastidiosos; verificação de hemólise dos Streptococcus spp. e Staphylococcus spp.; e também na prova de satelitismo para identificação presuntiva de Haemophilus spp..

Interpretação: Cor original do meio: vermelho. Beta hemólise: presença de halo transparente ao redor das colônias semeadas (lise total dos eritrócitos). Alfa hemólise: presença de halo esverdeado ao redor das colônias semeadas (lise parcial dos eritrócitos). Gama hemólise (sem hemólise): ausência de halo ao redor das colônias (eritrócitos permanecem íntegros).

 Ágar Clocolate (CHOC)

Princípio: Meio de Ágar Chocolate é amplamente utilizado para o cultivo de microrganismos exigentes, embora cresçam neste meio quase todos os tipos de microrganismos. À base do meio, é adicionado sangue de cavalo, carneiro ou coelho em temperatura alta, o que faz com que as hemácias lisem, liberando hemina e hematina, compostos fundamentais para o crescimento dos microrganismos exigentes.

Utilidade: Crescimento de microrganismos exigentes Haemophilus spp., Neisseria spp., Branhamella catarrhalis e Moraxella spp.

Interpretação: Cor original do meio: castanho escuro (chocolate). Colônias de tamanho pequeno a médio, com pigmento amarelo: sugestivo de Neisseria spp, Branhamella catarrhalis ou Moraxella spp. Colônias pequenas e delicadas, com pigmento creme claro: sugestivo de Haemophilus spp..

 Ágar Cled – Cystine Lactose Electrolyte Deficient

Princípio: Usado para isolamento e quantificação de microrganismos presentes em amostras urina. A deficiência de eletrólitos inibe o véu de cepas de Proteus.

Utilidade: Isolar e quantificar microrganismos Gram positivos, Gram negativos e leveduras.

Interpretação: Cor original do meio: azul claro. Colônias lactose positiva: cor amarela. Colônias lactose negativa: cor azul.

Meios de transporte:

Consiste em meios isento de nutrientes, contendo um agente redutor e uma substância com poder de tamponamento. Estes meios geralmente mantém pH favorável, previne a desidratação de secreções durante o transporte e evita a oxidação ou a auto-destruição enzimática enzimática dos patógenos presentes.

 Meio Stuart

Princípio: A carência de uma fonte de nitrogênio impede consideravelmente a multiplicação de microorganismos e a composição nutritiva garante a sobrevivência deles.

Utilidade: Transporte de diversos materiais e consequente conservação dos microrganismos. Conservação de microorganismos patogênicos como: Haemophilus spp., Pneumococcus, Salmonella spp., Shigella spp. entre outros.

Interpretação: Cor original do meio: Branco opalescente. Como este é um meio de transporte, não há evidência de crescimento bacteriano.

 Salina Tamponada

Princípio: Meio líquido tamponado que mantém a bactéria viável.

Utilidade: Meio de transporte de fezes.

Interpretação: O crescimento é indicado pela turbidez do meio. Após incubação semear 3 a 4 alçadas da amostra em uma placa de SS e/ou MacConkey.

Meios seletivos:

A finalidade desses meios é selecionar as espécies que se deseja isolar, e impedir no desenvolvimento de outros germes. Isto é conseguido geralmente pela adição de um componente químico específico, como corantes, antibióticos ou outras substâncias com capacidade inibitória para algumas bactérias.

 Ágar Mac-Conkey (MC)

Princípio: O cristal violeta inibe o crescimento de microrganismos Gram positivos especialmente enterococos e estafilococos. A concentração de sais de bile é relativamente baixa em comparação com outros meios, por isso não é tão seletivo para Gram negativos como, por exemplo, o ágar SS.

Utilidade: Além de diferencial esse meio também é seletivo. Seleciona o crescimento de enterobactérias. Diferencia os enterobactérias produtoras de lactose positiva das que não são produtoras de lactose ou lactose negativa.

Interpretação: Cor original do meio: rosa avermelhado. Crescimento de bacilos Gram negativos. Colônias cor de rosa: fermentadoras de lactose. Colônias incolores: não fermentadoras de lactose. Não há crescimento de cocos Gram positivos.

Meio Diferencial:

Possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com