TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia E Parasito

Trabalho Escolar: Microbiologia E Parasito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

Caxumba

Doença viral aguda caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida. Durante a viremia o vírus pode surgir nos testículos, pâncreas, ovários, tireóide e glândulas mamárias. A transmissão do vírus ocorre através da disseminação de gotículas das vias respiratórias ou por contato direto com a saliva.

HEPATITE Doença viral aguda, cujas manifestações variam desde a ausência de sintomas a formas fulminantes, que são raras. O modo de transmissão dessa Hepatite é fecal-oral, veiculação hídrica e também em alimentos contaminados.

HEPATITE C Como as demais hepatites virais, a Hepatite C pode se apresentar sob a forma ictérica grave, como também assintomática. O modo de transmissão geralmente é transfusional, principalmente em usuários de drogas endovenosas e usuários de hemodiálise. As transmissões sexuais e de mãe-filho são menos freqüentes. Mal-estar, vômitos, náuseas, dor abdominal, icterícia, doenças hepáticas, podendo evoluir para necrose maciça do fígado.

Hepatite B transmissão ocorre através da pele e mucosas, relações sexuais, agulhas contaminadas, tatuagens, transfusão de sangue e derivados, procedimentos odontológicos e cirúrgicos, Os sintomas são caracterizados por mal-estar, cefaléia, vômitos, dor abdominal, e aversão a alguns alimentos. Surge icterícia quando a febre desaparece.

RAIVA OU HIDROFOBIA

É uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, quase sempre mortal.

Reservatórios da doença são cães, raposas, coiotes, lobos e chacais, gatos e morcego.

Transmissão é pela saliva de um animal raivoso quando este morde, lambe ou arranha. Propagando os vírus para o sistema nervoso central.

Sintomas da raiva no homem são: sensação de angústia, dor de cabeça, febre, mal-estar, náusea, dor de garganta. Evoluem para paralisia e espasmos dos músculos de deglutição quando se tenta engolir, podendo alterar a visão.

Rubeola

Doença infecciosa causada por um vírus chamado Rubivírus.

Transmissão: pessoa-pessoa, por via respiratória, ou a gestante que se infecta durante a gravidez e passa para o feto; nesse caso é chamado de Síndrome da Rubéola Congênita. rubéola pode parecer como um simples resfriado; e, após alguns dias, aparecem manchas vermelhas pelo corpo que, normalmente, se iniciam na face e pescoço, espalhando-se para o tronco e membros. Vacinação é muito importante, a qual é recomendada de rotina aos 15 meses de idade (vacina MMR). Gestantes não podem ser vacinadas e as mulheres vacinadas devem evitar a gestação até o mês seguinte à vacinação.

Sarampo Doença infecciosa, altamente contagiosa.

Transmissão: Gotículas da respiração e mesmo o ar com o vírus ainda vivo são responsáveis pela disseminação da doença. Sintomas; Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema máculo-papular (pele com placas ásperas avermelhadas). A vacina anti-sarampo, altamente eficaz, é aplicada em duas doses, sendo a primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses.

Nome popular: catapora. Varicela

varicela é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster. Esse vírus permanece em nosso corpo a vida toda, estando como que adormecido; sua reativação determina doença localizada na área correspondente a um ou mais nervos sensitivos e chama-se então Herpes-Zoster, conhecida também como cobreiro. Transmissão: pessoa-pessoa. Sintomas: febre 38 a 38,5°C, mal estar, perda do apetite, dor de cabeça, lesões da pele e das mucosas.

2 tipos de herpes: o simples e o herpes zoster.(Varicela zoster)herpes zoster provoca uma dor desesperadora porque destrói o nervo.

Ébola - Cepas: Há quatro linhagens conhecidas do vírus, três das quais afetam pessoas. A linhagem mais agressiva é o Ebola Zaire, que mata 90% dos infectados. Transmissão: é transmitido pelo contato direto com o sangue, secreções ou sêmen de pessoas infectadas.

Sintomas: Febre repentina, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta. Esses sintomas são seguidos por vômito, diarréia, erupções na pele, redução das funções dos rins e fígado e sangramento interno e externo intensos.

Salmonella

É a segunda causa mais comum de enfermidades transmitidas por alimentos . Origem: ovos crus e mal cozidos, frangos e carnes mal cozidas, produtos lácteos, mariscos, frutas e vegetais.

Febre tifoide

Fase I : Bactéria no sangre - Febre , cefalea, malestar, calafrio, mialgia Leucócitos normais-ligeira leucopenia. - D: Hemoculturas positivas 80%. M. óssea

Fase II: Febre 40°C, manchas roxas esplenomegalia, aumento de anticorpos, D: Coprocultura positiv - Reações sorológicas- Prova de Widal

Fase III : Convalescência D: Coproculturas positivas 85%, Ac altos urocultura positiva

Tratamento Enterites: Hidratação -Bacteremias: Antibióticos -Febre tifoide: Antibióticos

medidas sanitárias para prevenir contaminação da água e alimentos Cozinhar bem ovos, carne de aves e bovinos. Não permitir que os portadores realizem manipulação de alimentos.

Pseudomonas aeruginosa

BACTÉRIA QUE POSSUI GRANDE RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS, PROLIFERANDO DE FORMA RÁPIDA QUANDO PRESENTE NO ORGANISMO HUMANO, SENDO INVASIVA E TOXIGÊNICA, PRODUZINDO INFECÇÕES EM PACIENTES DEBILITADOS;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com