TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Gerador De Van Graaf

Artigo: Mini Gerador De Van Graaf. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

Compreender de forma prática, o funcionamento do Espectroscópio de Folhas.

Mini Gerador de Van Graaf

• Fundamentação Teórica

- Lei de Coulomb

Esta lei, formulada por Charles Augustin Coulomb, refere-se às forças de interação (atração e repulsão) entre duas cargas elétricas puntiformes, ou seja, com dimensão e massa desprezível.

Lembrando que, pelo princípio de atração e repulsão, cargas com sinais opostos são atraídas e com sinais iguais são repelidas, mas estas forças de interação têm intensidade igual, independente do sentido para onde o vetor que as descreve aponta.

O que a Lei de Coulomb enuncia é que a intensidade da força elétrica de interação entre cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos módulos de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

• Experimento

Primeiramente, ligamos o aparelho e apenas observamos seu funcionamento. Posteriormente seguindo orientações do Professor Rafael, ligamos novamente o aparelho, porém agora, com uma haste de bronze e em sua ponto um pedaço de papel alumínio, foi possível observar o conceito de que os pólos iguais se repelem, pois logo que o aparelho foi ligado o papel se repeliu o máximo que pode.

Retiramos a haste juntamente do papel , e agora fizemos teste com um bastão que estava “neutralizado”, vimos a intensa troca de cargas, através de “raios”. Também fomos convidados à tocarmos na esfera, sendo possível ficarmos eletrizados devido o acumulo de cargas em torna da esfera.

• Conclusão

Os objetivos foram totalmente atingidos, visto que toda a teoria pode ser provada de maneira que não deixasse dúvidas. De maneira um pouco lúdica, foi possível comprovar todo o conhecimento repassado em sala de aula. Toda aula de laboratório é de extrema serventia ,afinal estamos concluirmos a veracidade do conteúdo estudado, e a percepção da física, em nosso cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com