TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modais Aquaviario

Artigos Científicos: Modais Aquaviario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSPORTE HIDROVIÁRIO

DEFINIÇÃO:

Este modal pode ser chamado tanto de aquaviário como de hidroviário.

Hidrovia são caminhos pré-determinados para o tráfego aquático e muito utilizados para realizar transporte em grande quantidade e em longas distâncias.

Trata-se do transporte de mercadorias e de passageiros por meio de barcos, navios ou balsas, usando vias como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.

O modal aquaviário é dividido em:

Transporte fluvial: Ou seja, a navegação de rios e lagos;

E transporte marítimo ou o transporte de longo curso internacional, (navegação entre portos brasileiros e estrangeiros). Dentro do transporte marítimo ainda temos a cabotagem, que é o termo empregado para a navegação ao longo da costa brasileira.

O transporte marítimo é o mais importante, respondendo por quase 75% do comércio internacional do Brasil. O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil.

TRANSPORTE FLUVIAL:

É o tipo de transporte aquaviário realizado em hidrovias como rios, lagos e lagoas navegáveis que receberam algum tipo de melhoria e sinalização, para que determinado tipo de embarcação possa trafegar com segurança por esta via.

As hidrovias são de grande importância para este tipo de modal, visto que, dentre todos, é um dos mais baratos e pouco explorados pelo Brasil, mesmo sendo um dos mais eficientes em relação à quantidade de carga transportadas. Este meio de transporte não foi totalmente explorado ainda, por exigir investimentos iniciais muito altos e, principalmente, por ser um meio de transporte lento. Além de tudo, ele faz uma posterior fixação da população nas regiões antes desabitadas, aumentando assim, a economia e o desenvolvimento nessas regiões. Contudo, ele é o de menor participação no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a vários fatores. Muitos rios do Brasil são de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navegação. É o caso dos rios Tietê, Paraná, Tocantins e Araguaia.

Outro motivo são os rios de planície facilmente navegáveis (Amazonas, São Francisco e Paraguai), que encontram-se afastados dos grandes centros econômicos do Brasil.

O Brasil transporta, anualmente, mais de 350 milhões de toneladas por via fluvial.

Os tipos de produtos mais transportados no transporte fluvial são:

Minérios, cascalhos, areia, carvão, ferro, grãos e outros produtos não perecíveis.

TRANSPORTE MARÍTIMO:

É o tipo de transporte aquaviário realizado por meio de embarcações para deslocamentos de passageiros e mercadorias utilizando o mar aberto como via. Pode ser de cabotagem/costeira (cuja navegação marítima é realizada entre pontos da costa ou entre um ponto costeiro e um ponto fluvial) ou de navegação de longo curso/internacional (navegação entre portos brasileiros e estrangeiros).

VANTAGENS E DESVANTAGENS:

- Vantagens e Pontos fortes do transporte marítimo.

• Grande capacidade de carga; ok

Esse tipo de transporte marítimo possui maior capacidade, carregando qualquer tipo de carga e com menor custo de transporte.

Sua capacidade de carga atinge centenas de milhares de toneladas.

Quando uma empresa transporta produtos apenas dentro do país, podem-se usar ferrovias, caminhões, hidrovias. Mas quando se quer enviar as mercadorias para outros países, o melhor meio é o navio. Principalmente quando a carga é pesada demais para o avião.

Um navio pode transportar facilmente 30 mil toneladas de soja por exemplo.

• Pode transportar cargas de grandes tamanhos; ok

Permite deslocar cargas de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados em comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocações intercontinentais;

• Baixo custo de transporte para grandes distâncias;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com