TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Duto Viario

Ensaios: Modal Duto Viario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 4

Modal Duto Viário

Esta modalidade de transporte não apresenta nenhuma flexibilidade, visto que há uma limitação no número de produtos que podem utilizar este modal.

É o meio de transporte que conduz produtos através de canos/tubos cilíndricos ocos desenvolvidos de acordo com normas internacionais de segurança. Para esse modal é necessário as duto vias, que são compostas por três elementos: os terminais, que fazem a propulsão dos produtos e os tubos e as juntas. Este modal pode ser utilizado para o transporte de produtos derivados do petróleo, conhecidos como oleodutos, para derivados de minério, chamado de minero duto, também para gases e grãos. Muitas duto vias são subterrâneas e/ou submarinas, considerado uma vantagem, pois minimizam os riscos causados por outros veículos.

O duto viário transporta de forma segura e para longas distancias, permite que se dispense armazenamento, a carga e a descarga são simplificadas, reduz o custo de transporte (custo variável) e proporciona um menor índice de perdas e roubos. Como desvantagem esse meio de transporte pode ocasionar um grande acidente ambiental caso suas tubulações se rompam, possui uma capacidade de serviço, muito limita e seus custos fixos são mais elevados.

Principais Características

A importância relativa de cada modal pode ser medida em termos de volume de tráfego, quilometragem do sistema, receita e natureza da composição do tráfego. A tonelada-quilômetro é a medida padrão da atividade de frete que considera o peso medido em toneladas e a distância medida em quilômetros da movimentação, é calculada multiplicando-se o numero de toneladas pelo numero de quilômetros para cada viagem. No caso do duto viário, além da medida metro cúbico, adequada a gases e líquidos, que são as cargas mais freqüentes em dutos, usaremos também o TKM para comparar este modal aos demais. A natureza de uma duto via é singular se comparada aos outros modais de transporte. Os dutos operam24 horas, sete dias por semana com restrições de funcionamento apenas durante manutenção e mudança de produto transportado. Ao contrário dos outros modais, não existe um veículo vazio a retornar uma vez que, dos quatro elementos do transporte – a via, a unidade de transporte, anuidade de propulsão e o terminal – a duto via em si combina três deles: somente o terminal (tanque de armazenagem, por exemplo) é separado. Os dutos são os que apresentam maior custo fixo e o menor custo variável entre todos os modais. O alto custo fixo resulta do direito de acesso, da construção, da necessidade de controle das estações e da capacidade de bombeamento. A área que precisa ser desapropriada para a construção, chamada de faixa de servidão é um dos responsáveis pelo elevado custo fixo. O Gasoduto Brasil-Bolívia, por exemplo, com extensão de 2.593 km somente no lado brasileiro, tem uma faixa de servidão de 20 metros. Como os dutos não necessitam de mão-de-obra intensiva, o custo operacional variável é baixo após a construção. Outro item relevante do custo variável é o monitoramento via satélite usado, por exemplo, pela TBG. Uma desvantagem clara é que os dutos não são tão flexíveis (quanto à rota de distribuição) e são limitados quanto às mercadorias que podem transportar: somente produtos na forma de gás, líquido ou mistura semifluida. Experiências relacionadas à movimentação de produtos sólidos na forma de mistura semifluida ou de suspensão hidráulica continuam a ser feitas. Os dutos de mistura semifluida de moinha de carvão têm sido comprovados como um modo eficiente e econômico para o transporte em longas distâncias.

Funciona de forma semelhante à faixa de domínio de rodovias, mas pode ser utilizada com algumas restrições.

Produtos Transportados

As duto vias transporta gases, líquidos e misturas semifluidas. E são mais adequados ao transporte de mercadorias produzidas em processos de fluxo contínuo e que mantenham sua demanda restrita a pontos fixos. Por exemplo, esferas de armazenagem de nafta para fábricas de uréia e outros derivados de nafta.

Produtos:

-Derivados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com