TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Tcc

Artigo: Modelo De Tcc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

* Aula-tema: O Sistema Empresa com o Objetivo da Eficácia.

Passo 1

O artigo em questão deixa bem claro a diferença entre Eficiência e Eficácia.

É extremamente importante compreender exatamente o significado destes dois conceitos, a eficiência nada mais é do que fazer as coisas de maneira correta, já à eficácia são as coisas certas.

É necessário que o Administrador no decorrer de suas decisões e atividades, consiga alcançar tanto a eficiência quanto a eficácia, isso é indispensável para o sucesso de qualquer administrador de empresas, pois dificilmente os resultados não serão positivos.

Se o administrador é eficaz, mas não é eficiente, ou seja, faz o dever certo para alcançar uma meta, mas esse trabalho apresenta diversos erros, então os objetivos têm chances remotas de serem alcançados. Se o administrador é eficiente, mas não é eficaz, ou seja, faz os seus trabalhos com um mínimo de erros, mas ainda sim, falta competência para levá-lo ao alcance das metas, então os objetivos nunca serão alcançados. A eficácia é primordial, imprescindível ao administrador, e a eficiência é desejável.

O administrador que é eficiente, porém não é eficaz, nunca alcança os resultados. Ao passo que, aquele que é eficaz, mas não é eficiente tem algumas chances de atingir o sucesso.

As diferenças entre eficiência e eficácia podem até parecer sutis, mas, na realidade, são muito importantes. Principalmente nos dias de hoje, não compreendê-las provoca, sem dúvida, grandes danos ao desempenho e aos resultados de um administrador.

De acordo com Maximiano, (2007, p.11), dependendo da forma como as organizações são administradas, podem se tornar “eficientes e eficazes” ou “ineficientes e ineficazes”, podendo as mesmas se tornar um problema em vez de solução.

Ainda de acordo com o mesmo autor, a “eficiência realiza tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com melhor aproveitamento possível dos recursos [...] eficácia é o conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados”.

Atualmente garantir a eficiência e eficácia dos processos organizacionais é um dos objetivos a serem alcançados pelas empresas que desejam ser reconhecidas pelo mercado.

ETAPA 3

* Aula-tema: Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller.

Passo 1

Identificar na empresa modelo, ou se não em outras empresas existentes na comunidade em que vive, um profissional que atue na função de Controller ou gerente de controladoria e realizar uma entrevista, abordando as seguintes questões

1.1 Qual a missão da controladoria na sua empresa?

R: A missão da controladoria é assegurar a eficácia da empresa por meio da otimização de seus resultados, ou seja, Lucro: melhor medida da eficácia empresarial.

1.2 Quais as principais funções de um controller?

R:

* Monitoramento dos Sistemas de Informações Gerenciais

* Apoio aos demais gestores

* Influência

* Persuasão

* Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área

1.3 Quais os maiores desafios da profissão?

R: A responsabilidade pelo sistema de informação contábil gerencial da empresa.

1.4 Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

R: Atenção especial em coletar e armazenar informações que possibilite visualizar a empresa no seu ramo de atuação, dentro da conjuntura econômica:

* Desempenho das vendas, clientes e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com