TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Plano De Negócios

Artigos Científicos: Modelo Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 6

Modelo Plano de Negócios

A seguir, você receberá uma série de instruções para montar o seu Plano de Negócios de forma clara e objetiva. São 09 tópicos que compõem o Plano de Negócios que você está montando.

Leia atentamente as explicações e comentários de cada um dos itens para que você aumente a chance de corresponder aos critérios de avaliação dos profissionais que serão convidados para analisar cada um dos Planos de Negócios.

A seguir, os 09 tópicos e suas respectivas explicações.

PLANO DE NEGÓCIOS EM 09 TÓPICOS

1. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Neste item, faça uma síntese do tipo de empreendimento que você pre-tende implementar.

Este item pretende identificar de forma clara e objetiva o ramo em que pretende atuar e os motivos que o levaram a tomar esta decisão. Ofereça o máximo de detalhes sobre o empreendimento.

2. ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE

Descreva quais são as oportunidades que você percebe em seu empreendimento e que servirão para justificar o porquê de se investir neste empreendimento.

Muitas oportunidades são encontradas pela identificação de tendências. Estas tendências merecem rigorosa atenção por parte das empresas para se detectar uma nova oportunidade.

Quais são as principais ameaças ao seu negócio?

As ameaças também são uma constante e surgem de todas as esferas: do desinteresse do mercado consumidor por seu produto à entrada de novos concorrentes com importantes diferenciais competitivos, passando pela carência de insumos (recursos) e matérias-primas. Por isso, sua atenção às mudanças, chamadas sinais de mercado, deve ser total e contínua, de modo a lhe permitir interagir com previsibilidade e consistência. Isto não quer dizer que as ameaças percebidas inviabilizarão o empreendimento, e sim que ações serão necessárias para neutralizar tais ameaças.

3. CLIENTE

Qual o seu mercado potencial?

Mercado potencial significa identificar seu público principal – para quem você pretende produzir, vender, prestar serviços, etc. (região, sexo, costumes, estilo de vida, renda). Esta análise pode ser estendida para que tipo de empresa (porte, ramo de atuação, nível de faturamento, comércio, indústria), pode ser atendida pelo produto/serviço. Deve-se priorizar os mercados identificados.

Dimensione seu mercado principal.

As informações quanto ao raio de atuação da empresa, tamanho de mercado, número de clientes/ clientes potenciais dentre outras variáveis, podem ser obti-das através da consulta em bancos de dados, de censos econômicos e demográficos, publicações especializadas do setor, associações comerciais e de classes, sindicatos, órgãos do governo federal, estadual e municipal, com os concorrentes ou ainda em pesquisas de mercado junto ao mercado-alvo. Estas são umas das principais informações, pois dão a dimensão do potencial de retorno para os investimentos.

O setor possui sazonalidade no consumo?

A sazonalidade está ligada diretamente à variação da demanda dos produ-tos/serviços da empresa. Por exemplo: uma sorveteria tem como pico de vendas no período de verão e uma queda acentuada no consumo desse produto em meses de climas mais frios. Ao conhecer as oscilações que seus produtos/serviços possam sofrer em determinadas épocas do ano, o empresário deve pensar em alternativas para resolver o problema (Exemplo: inserção de novos produtos, promoção, etc.). Portanto, além de identificar a sazonalidade do setor onde o seu empreendimento atuará, será importante definir ações para resolver à possível variação de demanda provocada pela sazonalidade.

O setor possui sazonalidade no fornecimento de matérias-primas para produção?

Deve ser observado que a disponibilidade de matéria-prima durante os diversos períodos do ano podem sofrer alterações. Logo, é fundamental que a empresa analise a possibilidade de insumos substitutos para que não comprometa a sua cadeia de produção.

4. CONCORRENTE

Identifique quais são seus concorrentes e as seguintes informações dos mesmos: pontos fortes e pontos fracos; canais de distribuição; custos e preços de venda praticados; políticas de crédito e formas de divulgação.

O conhecimento sobre a concorrência é importante para que a empresa esteja atenta a todos os acontecimentos que estão em torno de seu

mercado. Pode também auxiliá-lo na definição de estratégias de atuação junto aos concorrentes para buscar-se diferenciações que sejam percebidas e valorizadas pelos clientes.

5. RECURSOS HUMANOS

Dimensione sua equipe de trabalho, relacionando número de funcioná-rios, cargos, salários e encargos sociais esperados.

Nesta etapa deve ser feito um resumo das responsabilidades e qualificações de cada pessoa. Inicialmente você deve fazer um organograma de sua empresa definindo claramente as funções e linhas hierárquicas, isso com certeza o ajudará a definir o perfil das pessoas que irá contratar. Defina o número de pessoas, quais serão seus cargos, funções e responsabilidades e principalmente a qualificação exigida para realizar o trabalho a contento. Com estas informações, você terá condições de procurar no mercado o profissional adequado às necessidades de sua empresa aliado aos recursos disponíveis.

Exemplo de Organograma:

6. PRODUTOS E SERVIÇOS

Relacione os produtos/serviços que serão oferecidos pela empresa e suas características.

Ao descrever o seu produto ou serviço, deverá deixar bem claro quais são as vantagens e benefícios. Citar aspectos que levarão o consumidor a escolher o seu produto/serviço, em vez de outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com