TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Fisioterapia

Artigo: Monografia Fisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O trabalho pode se tornar nocivo à saúde do trabalhador quando realizado em condições ergonômicas inadequadas, constituindo importante fator de risco para o aparecimento de disfunções osteomusculares. O presente estudo tem como objetivo levantar dados relacionados à ocorrência de disfunções osteomusculares relacionadas à atividade de caminhoneiros que realizam viagens de longa distância. A amostra foi constituída de 39 caminhoneiros que realizavam viagens da cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE) para cidade de Poços de Caldas (MG). Para obtenção de dados foi aplicado um questionário de dados sociodemográficos, e para avaliar os sintomas osteomusculares foi aplicado o questionário nórdico. Os resultados analisados estatisticamente evidenciaram que a incidência de queixas músculo esqueléticas entre os caminhoneiros em viagem de longa distância foi grande. As regiões mais acometidas nos últimos 12 meses foram: região inferior das costas 43,5 % (17), região cervical e joelhos 38,4 % (15). Em relação aos últimos 7 dias ,15,3% (6) caminhoneiros apresentaram problemas no pescoço e 17,9% (7) tiveram queixa da região superior das costas. Deve-se ressaltar a importância da implantação de programas de prevenção, bem como orientações ergonômicas visando minimizar os fatores desencadeantes destes distúrbios comuns nesse grupo de trabalhadores, havendo necessidade de mais estudos futuros.

Palavras-chave: Transtornos traumáticos cumulativos, ergonomia

SUMÁRIO

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

1. INTRODUÇÃO

O ruído é um fator de risco presente em varias humanas,fazendo parte do cotidiano,na comunidade ,no ambiente domestico e também no ambiente de trabalho.A perda auditiva ou a diminuição da acuidade auditiva é a consequencia mais comum causada pela exposição excessiva ao ruído .( gabas,2004)

De acordo com (gabas, 2004) o excesso de exposição ao ruído pode acarretar outros problemas como aumento da pressão arterial, ansiedade, irritação, fadiga, diminuição da concentração e o baixo rendimento no trabalho.

Segundo Who (2006) a perda auditiva pode causar dificuldades por toda a vida influenciando na comunicação ,na educação,trabalho e nas relações sociais chegando ao ponto de estigmatizar o individuo.

A doença ocupacional causada pela exposição a níveis elevados de pressão sonora denomina-se PAIR , perda auditiva induzida pelo ruído .A PAIR caracteriza-se como uma perda auditiva do tipo neurossensorial ,bilateral,irreversível ,e progressiva com a exposição ao ruído excessivo . (INSS, 1997). A perda auditiva é uma lesão irreversível, não existindo nenhum tipo de tratamento clinico, nem cirúrgico, portanto a prevenção é a principal medida a ser tomada antes de sua instalação (INSS,1997).

O programa de conservação auditiva ( PCA) é um conjunto de medidas desenvolvida com objetivo de prevenir a perda auditiva induzida por ruído , o PCA foi instituído em 1998 e faz parte da NR7 , norma regulamentadora da portaria 3214/78 do ministério do Trabalho (Brasil,1998).

O PCA tem por objetivo proteger a saúde do trabalhador, buscando prevenir danos auditivos decorrentes a exposição excessiva a níveis de pressão sonora.

Deste modo podemos ressaltar a importância do programa de conservação auditiva para prevenir a perda auditiva induzida por ruídos ocupacionais excessivos

2- OBJETIVO

O objetivo do presente estudo é ressaltar a importância da implantação e da gestão do programa de conservação auditivo com intuito de prevenir a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonoros elevados.

3- Contexto teórico

3.1 -Definição de ruído

O ruído é caracterizado como um conjunto de sons indesejáveis ou que provoquem uma sensação desagradável, isto é ruído é todo som que cause moléstia, interfira no sono, no descanso, ou que danifique fisicamente ou psicologicamente o individuo (Gerges,1992).

3.2- Tipos de ruído.

Ruído continuo, é o que permanece estável com variações máximas de 3 a 5 dbB por um longo período ( GABAS,2004).

Ruído intermitente, é o ruído com variações ,maiores e menores de intensidade em períodos muito curto.(GABAS,2004).

Ruído de impacto apresenta picos com duração menor de 1 segundo,a intervalos superiores a 1 segundo (GABAS,2004).

3.3- Efeitos do ruído a saúde.

O ruído é o fator de risco presente em varias atividades , a perda auditiva ou a diminuição da acuidade auditiva e a consequência mais comum em trabalhadores exposto a níveis excessivo de ruído, mas os efeitos do ruído pode causar também irritação ,fadiga,hipertensão e ansiedade (GABAS,2004)

4- Tipos de perdas

4.1-PAIR

Denominada também como hipoacusia ou surdez ocupacional , a PAIR é indolor , gradual e seus sinais são quase imperceptíveis.(GABAS 2004)

4.2-Trauma acústico.

È conceituada como uma perda auditiva súbita ,causada por uma única exposição a um nível muito alto de ruído podendo ocorrer o rompimento do tímpano , hemorragia,ou danos na cadeia ossicular (GABAS,2004)

4.3- Mudança Temporária do limiar.

A perda auditiva temporária é um efeito em curto prazo de uma mudança temporária do limiar auditivo, depende da sensibilidade do individuo, tempo de exposição. (GABAS 2004)

5.0-Programa de conservação auditiva

O programa de conservação auditiva é um conjunto de medidas desenvolvidas com o objetivo de prevenir a instalação da PAIR .As fases deste programa vão desde a avaliação do local,controle ou redução dos níveis de ruído,avaliação audiológica com periodici

dade

determinada de acordo com a portaria 19.(AZEVEDO,1994).

De acordo com (FIORINI ,2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com