TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia No Acampamento Do Sem Terra

Trabalho Universitário: Monografia No Acampamento Do Sem Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  7.099 Palavras (29 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 29

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ACAMPAMENTO DOS SEM TERRA: UMA REVISÃO LITERÁRIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à IET-Instituto de Ensino Teologico, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia

Orientador: Sandra Reis Rampazzo

Professor: Fábio Gulart Andrade

Tutor Eletrônico: Cristiane Gomes

Tutor de Sala: Joana Angélica Carvalho

EUNAPOLIS-BAHIA

2015

Dedico este trabalho ao meus filhos Felipe Rocha,Marcos Rocha e Suzana Rocha, , e a todos que acreditam na educação como mecanismo essencial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelo dom da vida, pela capacidade de construir caminhos novos para aqueles que necessitam de uma direção rumo a uma educação transformadora.

Aos meus familiares pelo apoio e por ser meu alicerce para que pudesse trilhar uma caminho novo.

A todos que contribuiram direta e indiretamente, muito obrigada!

Souza, Rosangela Maria da Rocha. PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ACAMPAMENTO DOS SEM TERRA: UMA REVISÃO LITERÁRIA. 2015. 23 pgs. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Seme Presencial Conectado,IET-Instituto de Ensino Teologico,Eunapoli-Bahia 2015.

RESUMO

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é fruto de uma questão agrária que é estrutural e histórica no Brasil, nasceu da articulação das lutas pela terra. o MST contabiliza um número de aproximadamente 250 mil famílias assentadas e de 70 mil famílias acampadas em todo o Brasil. Também registra em sua história, e com especial orgulho, as 100 mil crianças e adolescentes que estão estudando em escolas conquistadas em suas áreas de assentamento e acampamento, um movimento massivo de alfabetização de jovens e adultos sem-terra, que envolve em torno de 20 mil educandos, e também a formação de técnicos e de educadores em cursos de nível médio e superior. Aponta para a necessidade política e pedagógica de pensarmos o movimento social também como uma das matrizes pedagógicas fundamentais na reflexão de um projeto educativo que se contraponha aos processos de exclusão social, e que ajude a reconstruir a perspectiva histórica e a utopia coletiva de uma sociedade com justiça social e trabalho para todos. Assim, um dos elementos básicos de discussão da ação docente refere-se ao ensinar, ao aprender e ao apreender.

Palavras-chave: Movimento dos Sem Terra; Projeto Educativo; Ensinar; Aprender; Apreender.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 7

2 OBJETIVOS .......................................................................................................... 8

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA................................................................................. 9

4 METODOLOGIA .................................................................................................... 21

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 22

REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 23

1 INTRODUÇÃO

Um dos elementos básicos de discussão da ação docente refere-se ao ensinar, ao aprender e ao apreender. Essas ações são muitas vezes consideradas e executadas como ações disjuntas, ouvindo-se inclusive de professores, afirmações do tipo: “eu ensinei, o aluno é que não aprendeu”. Isso decorre da idéia de que ensinar é apresentar ou explicar o conteúdo numa exposição, o que a grande maioria dos docentes procura fazer com a máxima habilidade de que dispõe; daí a busca por técnicas de exposição ou oratória, como sendo o elemento essencial para a competência docente.

Assim, o MST percebe que o ensino oficial não atende as necessidades de formação dos seus membros, pois podemos dizer, com relação à educação, o que já se disse com relação à ideologia. Na sociedade de classes, a educação dominante é a educação das classes dominantes, ainda que a ideologia pedagógica oficial se apresente travestida na forma de conhecimentos, valores e habilidades universais. Neste sentido, o empenho do MST em criar uma instância de educação própria é análogo ao de outras organizações coletivas de massa, como partidos e sindicatos, uma vez que compreendem que a escola burguesa, dada a sua concepção de mundo, lhes é antagônica. Contudo, percebe-se que apesar de tais concepções é notório e relevante buscar meios que facilitem a compreensão didática dos assuntos que são abordados pelos professores, daí a busca constante de processos de ensinagem que melhor facilitem a abstração cognitiva por parte dos sujeitos aprendizes.

A razão pela escolha do tema justifica-se por considerar a educação como sendo um processo emancipatório, para isso é necessário que os docentes recorram a estratégias de ensinagem que de fato e verdadeiramente possa possibilitar essa ação de mudança.

O referido projeto trata-se de uma pesquisa bibliográfica.

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com