TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terra Fria

Artigo: Terra Fria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2012  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 7

Estrutura do Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto.

ATIVO CIRCULANTE

O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2009, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de dezembro de 2010.

Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo deste ciclo. Raramente, porém, é usado esta classificação mais extensa, de forma que, como padrão, pode-se adotar a classificação das contas como circulante se forem realizáveis ou exigíveis no prazo de 1 (um) ano.

ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

Quando ultrapassar o final do exercício subseqüente.Independentemente do prazo, por determinação legal, devem ser, classificados neste grupo os valores a receber, oriundos de vendas, adiantamentos, empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, a diretores, a acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da empresa.Os componentes do Ativo Realizável a Longo Prazo são:Contas a Receber -Contas a receber a longo prazo (quaisquer das especificadas no Curto Prazo)sócios ou acionistas Conta Corrente Diretores Conta Corrente,Coligadas ,Conta Corrente,Controladas Conta Corrente,Contas a receber oriundas de transações não operacionais,Investimentos temporários a longo prazo.(qualquer dos especificados no curto prazo),Aplicações em incentivos fiscais,Despesas antecipadas a longo prazo.(qualquer das especificadas no curto prazo.)

ATIVO PERMANENTE

O Ativo Permanente divide-se em quatro grupos: investimentos, imobilizado,deferido e intangível.

Investimentos- São aplicações relativamente permanentes com propensão a produzir renda para à empresa. São participações voluntárias ou incentivadas em empresas e direitos de propriedade não enquadráveis no Ativo Circulante nem no Realizável a Longo Prazo, nem mesmo no Imobilizado, pois não se destinam a atividade operacional da empresa. Como exemplo de aplicação neste grupo podemos citar as participações voluntárias, participações incentivadas e outros direitos que não se destinam a manutenção da atividade da empresa.

IMOBILIZADO:Entende-se por Ativo Imobilizado todo ativo de natureza relativamente permanente,que se utiliza na operação dos negócios de uma empresa e que não se destina a venda. Três informações importantes devem coexistir para que possamos classificar um Ativo Permanente Imobilizado:A)natureza relativamente permanente)ser utilizado na operação dos negócios)não se destinar a venda.

Terrenos (realmente utilizados pela empresa),

Edifícios,

Instalações (integradas aos edifícios: hidráulicas, contra incêndios, elétricas, sanitárias),

Móveis e Utensílios (mesas, cadeiras, máquinas de escrever, arquivos etc.),

Veículos,

Ferramentas (com vida útil superior a um ano),

Benfeitorias em Propriedades Arrendadas (construções, instalações etc. em prédios de terceiros),

Direitos sobre recursos naturais (aquisição de direitos para exploração de jazidas de minérios etc.),

Marcas e Patentes (gastos com registros de marcas, nomes, invenções e gastos com aquisições do direito de utilizar marcas ou patentes).

.

DEFERIDO:A Lei das Sociedades por Ações (6.404/76) evidenciava (até 2009) que ativo diferido são gastos com serviços que beneficiarão resultados de exercícios futuros da empresa. Tais gastos, ao serem diferidos, são entendidos como essenciais e necessários, sem os quais a atividade empresarial não pode ser iniciada. Consistem em

 Despesas de organização;

 Custos de estudos e projetos;

 Despesas com investigação e desenvolvimento;

 Gastos incorridos com reorganização ou reestruturação da entidade;

 Despesas pré-operacionais, como: seleção e treinamento de funcionários, propaganda institucional para que o produto ou a empresa fiquem conhecidos antes do lançamento, abertura de firma e honorários para constituição, etc.

Pela Lei nº 11.941, de 2009, que modificou a Lei 6.404/76, o Ativo Diferido deixou de existir.

Essa lei estabeleceu uma nova composição para o Ativo: Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante, este último sendo composto por: Ativo Realizável a Longo Prazo; Investimentos; Imobilizado e Intangível. Portanto, o grupo de contas conhecido como Ativo Diferido deixou de existir.

INTANGÍVEL: é um ativo não monetário identificável sem substância física(CPC, 04 R1). Já para Hoss et. al. (2010) Ativos intangíveis são incorpóreos representados por bens e direitos associados a uma organização. Independentemente de estarem contabilizados possuem valor e podem agregar vantagens competitivas, tal como é o caso de uma marca. Exemplos:Software ,Clientes,Patentes,Marcas,Direitos Autorais,Tecnologia,Know-how,Estilo de vida.

Passivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com