TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monopolio E Oligopolio

Dissertações: Monopolio E Oligopolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  1.581 Visualizações

Página 1 de 2

5.3 Monopólio

O mercado monopolista existe apenas um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso ou os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.

Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva da demanda do mercado como um todo. So ser exclusiva no mercado, e empresa monopolista determina o preço de equilíbrio, de acordo com sua capacidade de produção; se ela aumentar a oferta de preço, o preço do mercado diminuirá; se reduzir a oferta, o preço aumentará.

Para que existam monopólios, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas do mercado. Essas barreiras a entrada podem advir das seguintes condições:

-monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias, exige elevado volume de capital.

-patentes: enquanto a patente não passa para domínio publico, a empresa e a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem;

-controle de matérias-primas básicas: por exemplo, o controle das minas de bauxita pelas empresa produtoras de alumínio.

5.4 Oligopolio

O oligopólio e um tipo de estrutura normalmente caracterizado por um pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno numero de empresas, como indústria automobilística, ou então em que há grande numero de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas.

O setor produtivo brasileiro e altamente oligopolizado, sendo possível o encontrar inúmeros exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria química dentre outros.

No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas com os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou carteis. O cartel é uma organização de produtores dentro de um setor que determina a politica de preços para todas as empresas que a ela pertence.

É possível caracterizar também tanto oligopólios com produtos diferenciados( como a indústria automobilística) como oligopólios com produtos homogêneos (alumínio, cimento).

A teoria microeconômica tem duas correntes principais: a teoria marginalista ou neoclássica pela qual o oligopolista maximiza lucros e a teoria da organização industrial na qual o objetvo principal do oligopolista é maximizar o Mark-up.

A teoria do Mark-up repousa na constatação empírica de que as empresas ao fixar seu preço de venda não conseguem prever adequadamente a demanda por seu produto e, portanto, suas receitas, mas conseguem muito bem seus custos. Como elas têm poder monopolístico, podem, então, fixar os preços numa base mais objetiva, no seus custos, dependendo menos da demanda prevista de mercado.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »